Um feliz Natal para você

Um feliz Natal para você

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pois é, STF adia mais uma vez decisão sobre 'desaposentação'

A decisão sobre a possibilidade de recálculo da aposentadoria no caso de volta ao mercado de trabalho, a chamada "desaposentação" foi adiada novamente no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 29.

No início do mês, o ministro Luís Roberto Barroso votou a favor da "desaposentação" e sugeriu um cálculo para conceder a aposentadoria, nesses casos. O julgamento não prosseguiu, após o voto de Barroso, por falta de quórum: três dos dez ministros que integram a Corte estavam ausentes. Hoje o caso foi retomado, mas, após os votos dos ministros Dias Toffoli e Teori Zavascki, a ministra Rosa Weber pediu vista do processo, deixando a decisão do STF para mais adiante.

Fipe lança site com informações sobre mercado de trabalho

Fonte: Fecomerciários c/informações Extra-RJ
No dia 12 de novembro, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) vai lançar o site www.salarios.org.br. A plataforma reunirá o acompanhamento das negociações coletivas de diversas categorias profissionais, os salários iniciais pagos pelas empresas e a evolução da folha de salários, com os aumentos que o trabalhador recebe.

— É um site que vai oferecer informações importantes sobre mercado de trabalho, que hoje não estão facilmente disponíveis — afirma Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do projeto. 

Segundo ele, o empregado poderá saber, pelo site, como está a negociação de seu sindicato em relação ao piso salarial de sua categoria e poderá comparar o valor com os de outros trabalhadores.

— Isso balizará o que o sindicato vai pedir. Haverá uma referência, para não pedir um reajuste nem alto nem baixo. Para as empresas, é importante, porque vai permitir comparar os aumentos. E os analistas econômicos saberão se os reajustes foram muito altos, o que poderá ter impacto no mercado, elevando a inflação — explica.

Entre os dados disponíveis, estarão o valor médio dos reajustes e a existência de um teto para a aplicação dos aumentos. A ferramenta permitirá até pesquisar o salário médio de admissão dos últimos seis meses, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Já conhece Peruíbe?


Este é mais um benefício para o associado Seaac. Localizada na cidade de Peruíbe, Litoral Sul, a Colônia de Férias EAA conta com moderna estrutura. Dispõe de 29 apartamentos, salão de festas, piscina (adulto e criança), lanhouse, sala de jogos e amplo estacionamento.

Todos os quartos tem TV, ventilador de teto e um banheiro. A colônia funciona como um hotel, propiciando toda a comodidade. Roupa de cama e banho estão à disposição dos usuários. Com espaço para recreação e uma bela vista para o mar, o trabalhador e sua família podem desfrutar do descanso que merecem.

A colônia fica na rua Delvo Factori, 20 - Balneário Casa Blanca. Ligue (19) 3461-8232 para receber todas as informações necessárias. Estamos sempre à sua disposição!

No Brasil de Dilma Rousseff, mulher não vai bem, aponta estudo

Fonte: CNTC c/informações Folha de SP
Triste coincidência: 24 horas após uma mulher, Dilma Rousseff, ter sido reeleita para a Presidência do Brasil, sai o ranking de “Abismo de Gênero”, compilado pelo Fórum Econômico Mundial, e o Brasil cai nove posições em relação ao ano anterior.

O país ocupa agora a 71ª colocação, na exata metade de uma tabela de 142 países. O ranking busca avaliar como esses 142 países estão distribuindo os recursos e oportunidades entre homens e mulheres. Cobre quatro grandes áreas: participação e oportunidades econômicas, o que inclui salários e liderança; educação (acesso aos níveis básico e superior de educação); “empoderamento” político (representação de homens e mulheres nas estruturas de decisão); e saúde e expectativa de vida.

Uma segunda triste ironia: o Brasil vai mal exatamente no campo em que Dilma se destacou, a política. Se, no ranking geral, o Brasil é o 71º colocado, na participação política da mulher ocupa apenas a 74ª colocação.

Em pontos: no geral, a pontuação do Brasil é 0,694, em que 1 é a igualdade total homem/mulher, e 0, obviamente, a total desigualdade. Na política, a pontuação brasileira é de apenas 0,148.

Pior ainda é o abismo de gênero no campo da economia, em que Dilma também é ativa, como economista: o seu país cai para o 81º lugar.

Nas duas outras áreas (educação e saúde), no entanto, o Brasil vai muito bem, com absoluta igualdade entre homens e mulheres tanto em expectativa de vida como em alfabetização e matrículas nos três níveis de ensino.

Saiba mais...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...