sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Pense Rosa!


Portal Prefeitura Americana
A Secretaria de Saúde de Americana está apoiando e participando da campanha Pense Rosa, que conscientiza sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O lançamento oficial aconteceu ontem (01/10), na Praça David Garcia.

Fabrizio Bordon, secretário de Saúde, exaltou a iniciativa e ressaltou sua capacidade de promover a consciência de prevenção e promoção da saúde. "Os resultados provam que, quando unidos, conseguimos melhorar, e muito, a qualidade de vida da população. Temas como educação no trânsito, educação alimentar e ambiental são exemplos de ações que carecem de uma maior consciência popular. Se houvesse campanhas como a Pense Rosa , certamente entraríamos em um caminho sem volta rumo a uma melhor qualidade de vida", comentou. 

A campanha será realizada durante todo o mês de outubro nas unidades básicas de saúde, empresas e escolas, com palestras, debates e apresentações com orientações sobre a prevenção do câncer de mama. 

Mais informações sobre as ações da Campanha pelo telefone (19) 3472-9350.

Campanha Outubro Rosa incentiva diagnóstico precoce do câncer de mama

Fonte: Blog da Saúde
O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

Como detectar precocemente
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...