sexta-feira, 30 de junho de 2017

Flash Uni Mulheres

Grupo no encerramento das atividades
Professor Ricardo Silva - palestrante
Dr. Moisés Marques - palestrante
Todas reunidas no final da Oficina
Representantes da CNTC na VII Oficina
Silvana, representante da CNTC
Dra. Renata Filgueiras - palestrante
Helena e Elisabete, representando a FEAAC e a CNTC


SEAAC participa dos atos em Limeira e Piracicaba



O SEAAC de Americana e Região participou dia 30/6 das manifestações contra a Reforma Trabalhista e da Previdência, em Limeira e Piracicaba. Os atos, organizados pelas entidades sindicais, levou às ruas dirigentes dos trabalhadores e empregados descontentes com as medidas que retiram direitos históricos e previstos na Constituição.

Em Limeira o ato começou na Prefeitura. Os manifestantes saíram em passeata até a Praça Toledo Barros, onde houve a concentração final e pronunciamentos dos líderes sindicais. Em Piracicaba, a concentração ocorreu defronte o Terminal Rodoviário. Depois manifestantes caminharam pela área central do comércio e encerraram o movimento defronte à Câmara Municipal. O SEAAC de Americana e Região entregou aos participantes e populares materiais gráficos (jornal e revista em quadrinhos) mostrando de forma didática os malefícios que a Reforma Trabalhista traz à classe trabalhadora.

Presidentas de SEAAcs representam CNTC e FEAAC no UNI MULHERES


Terminou dia 29/6 a VII Oficina de Gênero da Rede de Mulheres UNI Américas Brasil – “Mulher e o futuro do mercado de trabalho”, realizado na Praia Grande-SP. A CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) e a FEAAC( Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo) foram representadas pela presidenta do SEAAC de Americana e Região, Helena Ribeiro da Silva, e pela presidenta do SEAAC de Campinas, Elisabete Prataviera.

Com delegações de todo o Brasil, a Oficina começou dia 28/6. Após a abertura aconteceu a palestra  “Análise da conjuntura atual”, proferida pelo Dr. Moises Marques. À tarde, o professor Ricardo Silva, proferiu a palestra “O mundo digital no trabalho” e foi apresentado o plano de ação do comitê de mulheres UNI Américas.

Dia 29 a programação consistiu na palestra “Transformação do mundo do trabalho e o impacto para as mulheres”, pela Dr. Renata Filgueiras e “Paternidade Responsável” , por dirigentes sindicais ligadas ao Sindicato dos Bancários.  No final foi feita uma avaliação da VII Oficina, que definiu como plano básico de ação a atração de jovens para o movimento sindical, aumento da participação feminina nos sindicatos, luta por igualdade salarial entre homens e mulheres, melhorar a organização e capacitação das sindicalistas e lutar por um mundo laboral com mais justiça social.

Para a presidenta do SEAAC de Americana e Região, Helena Ribeiro, o evento foi um importante polo de discussão das questões femininas. “A mulher precisa cada vez mais atuar nas entidades sindicais e com sua força e sensibilidade ajudar no encaminhamento de questões fundamentais para uma sociedade mais justa e igualitária. No SEAAC de Americana e Região temos uma maioria de diretoras e empregadas mulheres. Então posso atestar a capacidade de organização, responsabilidade e dedicação das mulheres sindicalistas”. Elisabete Prataviera também elogiou a VII Oficina e a possibilidade de troca de experiências entre as participantes.

Trabalhador, informe-se sobre o que está sendo aprovado e tire suas próprias conclusões

Direito do Empregado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...