quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Audiência Pública discute trabalho em lotéricas



Audiência pública realizada dia 8/11 em Limeira discutiu as condições e ambientes de trabalho nas casas lotéricas, propondo adequações mínimas exigidas pela legislação trabalhista. O evento foi promovido pela Gerência Regional do Ministério do Trabalho de Piracicaba, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Programa de Saúde do Trabalhador de Limeira e SEAAC de Americana e Região. Além dos promotores do evento, estiveram presentes donos de casas lotéricas de Limeira, representante da Caixa Econômica Federal e autoridades locais.

O trabalho está sendo desenvolvido para tornar o ambiente saudável aos empregados das lotéricas, graças a denúncia formulada pelo SEAAC. Fiscalização realizada constatou problemas como ausência de espaço de circulação, calor excessivo, limpeza e higiene questionáveis  nas áreas de copa e banheiro e dificuldades ergonômicas para os trabalhadores. A partir daí, o projeto institucional levou à convocação das partes envolvidas para debater e encaminhar soluções para os problemas.

Curso em Americana reúne mais de 60 participantes


A presidenta do SEAAC de Americana e Região, Helena Ribeiro da Silva, encerrou hoje (08) o ciclo de cursos promovidos pela entidade, anunciando novos para o próximo ano e desejando expandir a realização para outras cidades que compõem sua base territorial. Em 2016 o SEAAC promoveu quatro cursos, gratuitos, atendendo trabalhadores associados das subsedes de Limeira e Piracicaba e, da sede, em Americana. O último deste ano, em Americana, versou sobre “13º Salário e Férias Coletivas”. 

Ministrado pelo professor Gilson Gonçalves, especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, reuniu mais de 60 participantes. Para o próximo ano um dos primeiros cursos projetados abrangerá a área fiscal. “Os escritórios de contabilidade, um dos principais públicos dos nossos cursos, precisam de profissionais qualificados para atuar nesta área. Diagnosticamos esta necessidade e vamos atender. Trata-se de uma área da escrita fiscal que muda muito e tem diferenças regionalizadas em virtude das alíquotas tributárias diferentes de estado para estado”, comentou Helena. 

Com relação à expansão dos cursos, a ideia inicial é levá-los para outras cidades atendidas pelo SEAAC, como Pirassununga, Leme, Araras e São João da Boa Vista. “Nossa missão é atender o trabalhador, indo onde ele está. Então vamos”, concluiu a presidenta. nov/16

STF deve definir novela da terceirização

Fonte: Estadão
É a primeira vez que o tribunal julga o mérito da questão. Na prática, a decisão pode abrir caminho para se liberar qualquer forma de terceirização. Isso porque a súmula regulará a prática no País, criando jurisprudência para todas as decisões judiciais sobre o tema.

O recurso relatado pelo ministro Luiz Fux definirá se, à luz da Constituição e não havendo norma legal específica em contrário, é possível proibir a terceirização de uma atividade sob o argumento de que se trata de atividade-fim da empresa.

Decisão favorável à Cenibra vai representar, na prática, uma antecipação da reforma trabalhista de Michel Temer.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...