quarta-feira, 24 de julho de 2013

7º Congresso Força: Ministro diz que há espaço para avançar na Pauta Trabalhista



Começou na tarde desta quarta-feira (24/7), com a exibição de um vídeo do Dia Nacional de Luta e palavras do presidente Paulinho da Força, o 7º Congresso Nacional da Força Sindical, no Ginásio Falcão, em Praia Grande/SP. Serão três dias de debates, com a presença de cerca de 4 mil dirigentes de todo o País. O tema é "Garantir conquistas, mais empregos, direitos e cidadania".

O vídeo, de 12 minutos, mostrou as manifestações do dia 11 de julho em todo o país, valorizando os atos feitos por todas as categorias de trabalhadores em  defesa da Pauta Trabalhista e de outras reivindicações. Em seguida, Paulinho da Força deu boas vindas aos participantes do 7º Congresso, passando a palavra ao ministro do Trabalho, Manoel Dias.

O ministro, que representou a presidenta Dilma Rousseff, fez valer o resgate da Pauta Trabalhista e do valor da democracia para o crescimento do país, dizendo que é totalmente cabível e aceitável as manifestações de rua, desde que pacíficas. E completou: “Existe espaço, sim, para dialogar e avançar nas reivindicações dos trabalhadores”.

O secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Edson Aparecido, representou o governador Geraldo Alckmin no 7º Congresso. Ele desejou sucesso aos organizadores e elogiou o tema escolhido, "Garantir conquistas, mais empregos, direitos e cidadania".


Começa hoje Congresso Nacional da Força Sindical

O Congresso acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho. Nestes três dias de trabalhos, cerca de 4 mil dirigentes sindicais de todo o País vão discutir ações, posicionamentos, estratégias e formas de lutas para garantir e ampliar direitos, gerar empregos e promover a cidadania. O tema escolhido é: “Garantir conquistas, mais empregos, direitos e cidadania”. O Congresso também elegerá a nova diretoria da Central para os próximos quatro anos.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, ressalta a importância do Congresso para a troca de informações, a aprovação das resoluções e para o fortalecimento da Central. “As resoluções, que deverão ser aprovadas, irão nortear nossa luta nos próximos anos. Somos uma Central de luta, que aponta caminhos para o desenvolvimento e não se nega a negociar, como ocorre nas grandes democracias”, afirma.

Encontro em Sorocaba estimula as mulheres a participar das ações sindicais




Valorização, integração, autonomia e igualdade. Estas foram as palavras destacadas pela professora Élzide Pacheco Tunuchi durante o 7º Encontro Regional da Mulher EAA do SEAAC de Sorocaba e Região, realizado no último sábado, dia 20. Tendo como base o tema “Emancipação da Mulher: um importante passo no combate à desigualdade e ao preconceito”, a professora deu uma aula de motivação, incentivando as trabalhadoras associadas a valorizarem suas competências e a participarem ainda mais das ações promovidas pelo SEAAC. O evento ocorreu na sede social do Sindicato, foi movimentado e cheio de energia, com atividades entre os participantes que promoveram a integração e destacaram a importância da união entre as pessoas.

presidenta do SEAAC e diretora da Secretaria Geral da FEAAC, Helena Ribeiro da Silva, esteve presente e entre os vários assuntos destacados no encontro, falou sobre a luta pela equiparação salarial. “Atualmente, o mercado de trabalho é formado por 42% de mulheres. Mesmo assim, com este número significativo, nós mulheres ainda sofremos com a desigualdade salarial, recebemos muito menos que os homens. Temos de criar ações e projetos para acabar com esta discrepância”. Antonia Vicente, diretora no SEAAC e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Americana, também participou do evento.
Fonte: FEAAC

Caixa inicia pagamento do PIS aos trabalhadores

A Caixa Econômica Federal iniciou nesta terça-feira (23) o pagamento do PIS (Programa de Integração Social) aos trabalhadores com direito a saque do benefício no exercício 2013/2014. Até 30 de junho de 2014, data de encerramento do novo exercício, 19,4 milhões de trabalhadores terão direito ao abono salarial, e mais de 26,5 milhões poderão receber os rendimentos do PIS.

O benefício está disponível para trabalhadores que possuem conta corrente ou  poupança na Caixa. Segundo o banco, empresas conveniadas ao Caixa PIS-Empresa creditam o benefício diretamente na folha de pagamento dos meses de julho ou agosto. Os demais beneficiários poderão sacar os abonos e rendimentos do PIS a partir de 13 de agosto, conforme calendário de pagamento, ordenado pelo mês de nascimento do trabalhador. Os benefícios ficarão disponíveis até 30 de junho de 2014.

Governo honesto e atuante é prioridade para 63,5% dos jovens brasileiros

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, para 63,5% dos jovens brasileiros, aqueles com idade entre 15 e 29 anos, ter um governo honesto e atuante é uma das prioridades.

O Ipea pediu para cada entrevistado escolher, entre 16 temas, seis que seriam prioritários. Em primeiro lugar ficou a educação de qualidade, apontada por 85,2% dos jovens. Em seguida, aparece a melhoria dos serviços de saúde, com 82,7%. Na terceira colocação, ficou o acesso a alimentos de qualidade (70,1%). Em quarto lugar, apareceu ter um governo honesto e atuante.

A pesquisa, feita em maio e antes da onda de manifestações no país, já mostrava que a melhoria nos transportes e estradas era uma prioridade para 40,9% das pessoas de 15 e 29 anos. O método de perguntas é o mesmo utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na pesquisa My World. O objetivo é subsidiar a definição das novas Metas do Milênio, a serem lançadas em 2015.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...