NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO
O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.
Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.
A DIRETORIA
Devido à intensa procura e pedidos de empresas da cidade por espaços no PAT
(Posto de Atendimento ao Trabalhador), para a realização de entrevistas de
emprego e processos seletivos, a Secretaria de Relações do Trabalho decidiu
estender o horário de atendimento do Posto, passando a ser das 8 às 16 horas.
O secretário da pasta, Antonio José dos Santos Filho, alertou sobre a
novidade. "Como o PAT disponibiliza inúmeras vagas de emprego e tem parceria com
diversas empresas, iremos disponibilizar o espaço no período da tarde
exclusivamente para os processos seletivos. Lembrando que a população
interessada nos outros serviços continuará sendo atendida somente no período da
manhã", informou.
O horário de atendimento ao trabalhador, para utilizar
os serviços prestados no PAT como, entrada no benefício do Seguro Desemprego,
emissão da Carteira de Trabalho, cadastro de currículo, entre outros, continua
sendo oferecido das 8 às 12 horas.
O PAT fica na Rua Dom Pedro II, n°
25, Centro. Mais informações através do telefone (19) 3462-0289. Os interessados
devem levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e PIS. Os serviços são
gratuitos.
Fonte: Portal Prefeitura de Americana
Enquanto ainda se discute a regulamentação do trabalho
doméstico, a mudança estrutural na oferta dessas profissionais e o custo maior
para mantê-las se refletiram no tempo gasto com o serviço doméstico. As
mulheres que vinham diminuindo o tempo dedicado aos afazeres domésticos até
2008 começaram a gastar mais tempo nesse serviço. As horas trabalhadas semanais
pela mulher em casa vinham caindo, muito vagarosamente, de 2003 a 2008. Nesse
ano, que marcou o auge da crise econômica global, o movimento se inverte.
Pela pesquisa apresentada no 35º
Congresso Internacional sobre Uso do Tempo, as mulheres, que usavam 23 horas na
semana no trabalho doméstico em 2008, passaram a reservar 26 horas ao serviço
em 2011. O mesmo aconteceu com os homens, guardadas as devidas desigualdades.
Eles dedicavam nove horas a essa atividade, passando a gastar dez horas em
2011.