quinta-feira, 21 de maio de 2009

Coordenadoria Nacional de Liberdade Sindical

O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Otávio Brito Lopes e o subprocurador, Jéferson Luiz Pereira Coelho, anunciaram dia 18 de maio na Sede da CNTC, a criação da Coordenadoria Nacional de Liberdade Sindical, com o objetivo de ampliar o diálogo entre Ministério Público e entidades sindicais, a fim de melhorar a atuação em defesa dos direitos e garantias dos trabalhadores, prerrogativas de ambas as entidades.
O procurador-geral esclareceu que a autonomia de atuação no Ministério Público dificulta um entendimento nacional, mas que a nova coordenadoria definirá critérios para a uniformização da atuação dos procuradores. Ele informou que serão criadas coordenadorias regionais nos Estados e garantiu que os trabalhadores serão chamados a participar das discussões na busca de um entendimento.

Araçatuba na luta contra a violência de gênero

No dia 18 de maio estivemos na cidade de Araçatuba visitando o SEAAC daquela região e o Presidente da Câmara, Damião Brito, para conhecer de perto o trabalho daquela entidade. Participamos, também de uma Sessão da Câmara Municipal de Vereadores, ocasião esta em que foi apresentado o trabalho desenvolvido por uma comissão constituída pelas vereadoras daquela cidade. Trata-se das questões relacionadas à Violência contra a Mulher e a criação de um Centro de Referência para atender as mulheres vítimas de violência.

Foi de extrema importância nossa participação em um momento tão importante junto às companheiras que lutam por um mundo onde a diferença não seja traduzida em desigualdade e violência. Ressaltamos o carinho com o qual fomos recebidas por todos na cidade, especialmente pelas vereadoras Edna Flor (PPS), Tieza (PSDB) e Durvalina Garcia (PT), além da motivação e ânimo que nos foi injetado pela seriedade do trabalho desenvolvido pelas companheiras e todos os vereadores araçatubenses.

Estratégias de luta para as Mulheres EAA

Estivemos no SEAAC Marília, para desenvolver a Oficina “Gênero e Sindicato”, início de uma série de encontros que visam despertar nas trabalhadoras, em longo prazo, maior participação no movimento Sindical. Grande foi à participação e colaboração das trabalhadoras, que mostraram ânimo para discutir a ocupação e ampliação do espaço público pelas mulheres tanto nos sindicatos quanto em outras instituições. No final foi organizado um documento com apontando estratégias para atingirmos esse objetivo. É exatamente a partir destas reflexões e apontamentos que construiremos as discussões do nosso 6º Encontro Estadual da Mulher EAA, que será agendado brevemente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...