.

.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

"Meu Maio"

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições desumanas de trabalho a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias.

O movimento em Chicago foi duramente reprimido, provocando mortes entre os trabalhadores. Em memória aos mártires, e reivindicações operárias que nesta cidade aconteceram em 1886, por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

O mundo pulsa cheio de lembranças. Retornamos datas todos os anos, para pausarmos e reler a história e, assim, recontá-la.


Trabalhador, participe do 1º de Maio Unificado!

O caráter nacional adquirido pelas comemorações do dia 1º de Maio Unificado é mais um degrau no processo de união e luta dos trabalhadores brasileiros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...