segunda-feira, 6 de março de 2017

Cartilha do SEAAC esclarece e mobiliza trabalhadores

Reforma da Previdência
O SEAAC de Americana e Região, em conjunto com a FEAAC (Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio) está distribuindo nas empresas de sua base territorial duas cartilhas alusivas à Reforma da Previdência. O objetivo é esclarecer dúvidas, mostrar a verdade aos trabalhadores e mobilizá-los para evitar que a proposta de reforma enviada pelo Governo ao Congresso Nacional avance.

Uma das cartilhas “A Previdência é de Todos – Por uma reforma justa ao trabalhador”, o conteúdo explica desde o que diz a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287), passando por demonstrações de como os trabalhadores seriam prejudicados, apontando gráficos que desmentem o governo que afirma que a Previdência é deficitária, até chegar no rito de tramitação na Câmara dos Deputados e, depois no Senado Federal. Ao final, são relacionadas sugestões que contribuem para o debate da Reforma da Previdência.

Na outra cartilha o SEAAC e a FEAAC relacionam todos os deputados federais de São Paulo, o endereço de seus escritórios em suas bases e em Brasília, região que representam, telefone e email para contato. O objetivo é que os trabalhadores  manifestem aos deputados sua contrariedade com as mudanças propostas, fazendo com que rejeitem a PEC.

A presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva,  disse que “o momento é de extrema preocupação. O desmonte da Previdência, pretendido pelo Governo, aniquila qualquer expectativa do trabalhador alcançar este benefício. Vamos exercitar a cidadania cobrando nossos representantes pela manutenção de direitos e sua ampliação. Nunca ao retrocesso social. Você pode procurar os parlamentares, cobrar que tenham uma posição de respeito aos trabalhadores”.

INSS deve pagar atrasados por espera

Fonte: Agora São Paulo
O segurado que pede um benefício ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito de receber os atrasados pela espera.

Essa regra vale para todos os tipos de benefícios, incluindo o auxílio-doença que, dependendo da região, do posto e da situação do segurado, demora a sair.
A grana dos atrasados começa a contar a partir do agendamento do pedido de auxílio.

Depois de definir o valor do benefício, o INSS multiplica pelos meses de espera para pagar a bolada. Por lei, a partir de 45 dias do pedido, essa grana acumulada deve ser paga com correção. O índice utilizado é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Brasil será destaque em reunião mundial da ONU sobre a condição das mulheres nos cinco continentes

Fonte: SPM
A participação brasileira na CSW, maior evento mundial de debates e decisões sobre a condição das mulheres, terá importância extra na edição de 2017.

Isso porque a reunião global será comandada pelo Brasil, tendo à frente o diplomata Antônio Patriota. E a comitiva do País, reunindo representantes do governo, de ONGs, movimentos sociais e sociedade civil, é avaliada como a maior e mais diversa do Brasil no encontro da ONU.

A pauta do Brasil vem sendo discutida com os participantes, sob a coordenação da SPM e da ONU Mulheres.
"Nosso tema central é o empoderamento econômico das mulheres no mundo do trabalho em mudança, tendo o universo das mulheres indígenas como questão emergente", explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes.

A 61* reunião da CSW começa no próximo dia 13 e termina no dia 24 de março, em Nova Iorque.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...