NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO
O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.
Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.
A DIRETORIA
Lideranças e militantes da Força Sindical e demais centrais, além da CNPL, vão se reunir nessa terça-feira (7/10) às 12h30 em frente à Superintendência Regional do Trabalho, na rua Martins Fontres, 109, Centro São Paulo, em defesa do trabalho decente. O ato foi convocado pela Confederação Sindical Internacional (CSI) e faz parte da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente.
Após a manifestação, que tem como bandeira o lema da Jornada “Justiça para os trabalhadores e trabalhadoras, Justiça climática”, as centrais sindicais entregarão um documento ao delegado regional. Apesar dos avanços, a classe trabalhadora precisa estar vigilante para evitar a retirada dos direitos, que é uma medida defendida pelos empresários.
O manifesto:
O programa do Governo Federal “Startup Brasil” está com inscrições abertas até o dia 24 de outubro para eleger e subsidiar novas ideias ligadas às áreas tecnológica e de inovação. Podem se inscrever Startups com até 4 anos de vida. Os resultados serão divulgados a partir de 17 de novembro, no Diário Oficial da União ou no site do CNPq. Depois, serão 60 dias para que o “namoro” entre essas novas empresas e os financiadores seja selado.
O que é Startup - Você sabe o que é uma startup?
Esse termo é usado para designar empresas das áreas de tecnologia e inovação, ainda em início de atividade no mercado. O Sartup Brasil é um programa de “aceleração” dessas empresas recém-nascidas, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).