Um feliz Natal para você

Um feliz Natal para você

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Durante o Outubro Rosa, Pense Rosa!

O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos  em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa, adotada em muitas cidades,  assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo, lembrando que o câncer de mama é a doença que mais provoca a morte de mulheres no mundo, mas a chance de cura quando descoberto no início é de 85% e sem retirada da mama. Por isso, é importante o diagnóstico precoce.

A prefeitura de Americana vai realizar ações alusivas ao "Outubro Rosa", através do programa "Pense Rosa", que será aberto hoje na Praça David Garcia. Durante todo o mês de outubro, ações preventivas acontecerão na cidade. Uma caminhada acontece no dia 20 de outubro no Centro de Cultura e Lazer e a carreta do Hospital do Câncer de Barretos está prevista para chegar no dia 21 de outubro. Ela ficará na Praça David Garcia e realizará mamografias e exames de papanicolau para mulheres com idade entre 40 e 69 anos e papanicolau. 

Além dos exames oferecidos pelo Hospital do Câncer, a Secretaria de Saúde vai orientar sobre saúde da mulher. Nos postos médicos, ao longo do mês de outubro, está sendo realizado um trabalho de orientação sobre o exame de papanicolau (que pode ser feito na própria unidade de saúde) e sobre a mamografia.

Na rede pública de saúde, em todas as Unidades Básicas de Saúde é possível fazer a solicitação de mamografias que posteriormente são agendadas e realizadas pela Secretaria de Saúde. De janeiro a agosto de 2013, foram feitas 4.398 mamografias pelo Sistema Único de Saúde. 

Estatuto do Idoso completa 10 anos

Apesar do aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a sociedade tem muito o que cobrar para que o Estatuto do Idoso seja cumprido. O conjunto de leis completa 10 anos hoje sem que boa parte da população conheça os seus direitos. Além de assegurar a preferência em estacionamentos, filas e outros benefícios, o instrumento pode ser invocado em denúncias de maus tratos.

No entanto, outros artigos da lei não saíram do papel, como a equiparação dos valores de planos de saúde e mais espaço nos meios de comunicação. O aumento da expectativa de vida torna o Estatuto cada vez mais presente na sociedade brasileira.

O Estatuto do Idoso foi elaborado pelo senador Paulo Paim (PT) e sancionado em primeiro de outubro de 2013 no governo Lula. As políticas voltadas para os idosos estão sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. 

Dados do IBGE mostram que o número de pessoas com idade superior a 65 anos deve quadruplicar até 2060, chegando a quase 27% da população.  

Dia do Idoso!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...