quinta-feira, 4 de novembro de 2021

SEAAC comemora 30 anos com palestra da Delegada Rose

   
  "Delegada Rose": luta em defesa da mulher!


O SEAAC de Americana e Região comemora no próximo dia 19 de novembro os 30 anos de fundação da entidade com a palestra “Violência contra a mulher”, proferida pela Dra. Rosmary Corrêa (a “Delegada Rose”) e posse da Diretoria eleita para o quadriênio 2021/2025. O evento acontece às 19 horas na Sala Donatello, no Hotel Florença, em Americana.

A “Delegada Rose” foi fundadora da primeira Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher em 1985. Eleita Deputada Estadual em 1990, foi reeleita em 1998 e 2002. Sua atuação na Assembleia Legislativa de São Paulo foi voltada à segurança pública e no combate à violência e discriminação contra a mulher. Também foi Secretária Estadual da Promoção Social e do Menor. Seu amplo trabalho em defesa da mulher é reconhecido internacionalmente.

“Comemoramos 30 anos do SEAAC e achamos oportuno trazer para os nossos associados, a maioria mulheres, uma palestra sobre tema atual e preocupante. A violência contra a mulher é crescente, desde o feminicídio como outras formas de agressão e desrespeito. A Delegada Rose é um nome respeitado e temos certeza que seu vasto conhecimento será um referencial de alerta e orientação às mulheres”, comentou Helena Ribeiro da Silva, presidenta do SEAAC.

O SEAAC
Fundado em 1991 e utilizando uma sala emprestada de outra entidade da cidade, o SEAAC cresceu. Representa 12 categorias profissionais totalizando mais de 15 mil trabalhadores distribuídos em 29 cidades. Entre as muitas conquistas destes 30 anos destaca-se o vale-alimentação/refeição para os trabalhadores de assessoramento e contabilidade, as duas maiores categorias representadas pela entidade. Novidade na época, o vale-alimentação só foi obtido em 2005 após uma intensa luta, ganha no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 03 de novembro de 2021)

Datas comemorativas e feriados de novembro de 2021



Fonte: Ag. Brasil
Dentro do calendário do Hoje é Dia, o mês de novembro é um dos que mais conta com feriados nacionais. O dia 2 de novembro é o dia para celebrar a memória das pessoas que nos deixaram. O chamado Dia de Finados é considerado feriado nacional no Brasil. Em 2021, o Dia de Finados cairá em uma terça-feira.

O outro feriado de abrangência nacional do mês de novembro de 2021 cai em uma segunda-feira. É o Dia da Proclamação da República. A data serve para relembrar a promulgação do Decreto I, de 15 de novembro de 1889, e o início da República no país. 

Além dos dois feriados nacionais, o mês de novembro tem feriados de abrangência regional. Um deles é uma homenagem a Zumbi dos Palmares. Trata-se do Dia da Consciência Negra, data que também serve de reflexão para a população, no dia 20 de novembro. Algumas cidades (como São Paulo e todas do estado do Rio de Janeiro) consideram a data um feriado. Em 30 de novembro, é celebrado o Dia do Evangélico. No Distrito Federal, a data é considerada feriado.

Para além das folgas, novembro também tem o Dia Nacional da Ciência e Cultura Brasileira (data instituída em 1970) e o Dia Nacional da Língua Portuguesa (instituído em 2006) no dia 5 de novembro, em homenagem ao escritor brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849 e foi um notável orador e estudioso da língua portuguesa, além do Dia da Bandeira em 19 de novembro.

Dentre os acontecimentos históricos no mês, temos os 120 anos de nascimento da escritora Cecília Meireles no dia 7 de novembro, os 275 anos de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, no dia 12 de novembro e os 65 anos da conquista da segunda medalha de ouro de Adhemar Ferreira da Silva em Olimpíadas. As datas são alguns dos 117 fatos históricos, datas comemorativas e feriados selecionados pelo Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...