quarta-feira, 5 de junho de 2013

Presidente da FEAAC participa da 102ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT

Melo, Levi, Motta
Começou hoje a 102ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra. Representando os trabalhadores brasileiros estão o presidente da FEAAC e 1º secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Lourival Figueiredo Melo, o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, o presidente da Fecomerciários,  1º tesoureiro da CNTC e tesoureiro da Força Sindical, Luiz Carlos Motta.

Cerca de 5 mil delegados representando governos, empregadores e trabalhadores dos 185 Estados Membros da OIT participam do evento. Os membros discutirão temas relacionados com a proteção social, o desenvolvimento sustentável e o diálogo social, como a reunião sob o tema “Diante do Centenário da OIT: Realidades, renovação e compromisso tripartite”.

As informações poderão ser acompanhadas em tempo real por meio da página criada pelo Departamento de Comunicação da OIT
 Fonte: OIT
Fotos: Fecomerciários

Dia Mundial do meio Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estamos longe de uma convivência harmoniosa com a natureza, nem todos entenderam que os recursos tão generosamente doados por ela, não são infinitos. 

Mas existem também as pequenas ações do dia a dia, que buscam fazer a sua pequena parte, pensando em um futuro melhor para as próximas gerações.

Pequenas ações já, futuro sustentável amanhã!
Todos estão convidados a participar...

Força fará campanha nacional para recuperar perdas do FGTS

A Força Sindical vai mobilizar Confederações, Federações, Sindicatos e toda a sua estrutura, para recuperar as perdas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Tais perdas, iniciadas em 1999 (gestão Fernando Henrique), prosseguiram nos dois mandatos de Lula e se agravaram no governo Dilma.

Dia 28 de maio, as lideranças da Central, junto com UGT, Conlutas e CSB, protocolaram na Justiça Federal, em Brasília, ação pleiteando pagamento das diferenças que, segundo a Central, chegam a 88,3 por cento. Na segunda (3/6), a Central se reuniu com sua direção nacional na sede, em São Paulo, para orientações práticas a respeito da abertura de ações.

Paulo Pereira da Silva (Paulinho), presidente da Força e deputado federal (PDT-SP), foi claro: "Na prática, o trabalhador está sendo roubado". A Força Sindical publicou tabela mostrando o tamanho das perdas, comparando os índices do INPC, da TR (Taxa Referencial) e o que, efetivamente, foi acrescentado pela Caixa Econômica Federal nas contas do FGTS de cada trabalhador.

Lei
A Lei 8.036, de 11 de maio de 1990, define os critérios para o FGTS. Seu Artigo 2º estabelece a composição do Fundo e trata da atualização monetária e juros.

Ações
A ação nacional, aberta dia 28 de maio, não impede o ingresso de processos individuais de trabalhadores, que devem ficar aos cuidados de cada Sindicato.
Fonte: Agência Sindical
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...