quarta-feira, 3 de julho de 2013

Bancários prometem paralisação nacional nas agências amanhã

Agências bancárias de todo o país deverão ser paralisadas amanhã (4/7) em protesto contra um projeto de lei que regulamenta a terceirização no Brasil. A convocação foi feita pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), que representa o setor.

De acordo com o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, o Projeto de Lei 4.330, que trata da terceirização, reduz direitos trabalhistas garantidos em acordos e convenções coletivas, na CLT e na Constituição Federal.

Saúde de Americana leva exames preventivos aos bairros da cidade

Moradores de Americana têm mensalmente a oportunidade de realizar exames preventivos de Doenças Sexualmente Transmissíveis próximo as residências. É que a Secretaria de Saúde leva aos bairros uma equipe multiprofissional que realiza, fora do horário comercial, exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Trata-se do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, o posto móvel de coleta de exames.

No mês de julho, sete bairros receberão o posto móvel de coleta de exames. Adolescentes, jovens e adultos podem fazer os testes. No dia 02, o CTA Itinerante estará na Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim. Na quinta-feira (04), na Casa da Criança Maíra, no Parque Gramado. No dia 11, na Casa da Criança Arapiranga, no Parque da Liberdade. Dia 16, na Estratégia de Saúde da Família do Mário Covas. Dia 18, no Supermercado Pague Menos no São Domingos. No dia 23, retorna à Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim. Dia 25, na Praça Maria Candida de Barros Piason, no Jardim América. E para finalizar a programação de julho, no dia 30, o CTA Itinerante estará no Ciep Jaguari. O horário de atendimento é sempre das 17 às 20 horas.
Fonte: Prefeitura Municipal Americana

Biblioteca estão presentes em 97% dos municípios do país

ABr - Akemi Nitahara 
O principal equipamento cultural do país, que atinge o maior número de municípios, é a biblioteca, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2012, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O espaço para estudo e leitura está presente em 97% das cidades brasileiras. Em 1999 estavam em 76,3%. Além da tendência de universalização das bibliotecas, os ginásios esportivos seguem no mesmo crescente. Em 1999, estavam presentes em 65% dos municípios, passando para 89,4% em 2012.

De 1999 para 2012, o número de municípios com museus passou de 15% para 25%; com teatros subiu de 13,7% para 22,4%; os cinemas passaram de 7,2% para 10,7% dos municípios e o percentual de centros culturais aumentou de 24,8% em 2006 para 33,9% em 2012. Cidades com unidades de ensino superior subiram de 19,6% em 2001 para 39,5% em 2012. Pela primeira vez, a pesquisa verificou a existência de arquivos públicos ou centros de documentação, presentes em 18% dos municípios.


CUCA abre vagas para cursos profissionalizantes com inscrições via internet

O site da Secretaria de Desenvolvimento de Americana está fazendo inscrições para os seguintes cursos de qualificação profissional, Analista de Crédito e Cobrança, Gestão de Contas a Pagar, Informática Aprenda a Clicar, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Técnicas de Bordado, Técnicas Secretariais e Vendas no Varejo. 

Para efetuar a inscrição, basta o interessado preencher o formulário na página do Centro da Universidade do Conhecimento de Americana (CUCA), no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ou ir à sede do CUCA, na Rua Anhanguera, n° 16, Centro.

Com nove vagas abertas, as aulas de Técnicas de Bordado começam em 12 de agosto, no período da tarde, no CUCA, e terão duração de 160 horas no total. O curso de informática Aprenda a Clicar, que será oferecido através de parceria entre o CUCA e o SESI, é uma iniciação à informática e não é necessário ter conhecimento prévio. 

Quanto aos cursos restantes, o CUCA e o Instituto Educacional de Americana estão oferecendo a programação no período noturno e a carga horária varia entre 30 e 40 horas. As pessoas que fizerem matrícula na sede do CUCA devem levar duas cópias dos documentos: RG, CPF e comprovante de endereço. Mais informações através dos telefones (19) 3475-3550 (SDE) ou 3461-4131 (CUCA).
Prefeitura do Município de Americana
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...