segunda-feira, 18 de março de 2013

SEAAC de Americana participa de plenária da Força Sindical


Dia 14/3, representantes da FEAAC e dos SEAACs de Americana, Araçatuba e Marília participaram da Plenária da Força Sindical São Paulo. 

O encontro ocorreu na cidade de Araçatuba e faz parte de uma série de plenárias que serão realizadas em todo o Estado de São Paulo até o mês de junho, que servirão de embasamento para a 7ª Plenária Nacional da Força Sindical, em julho de 2013. 

A plenária contou com a participação de 200 sindicalistas de vários setores.

Após a abertura oficial com a palavra de alguns membros da mesa, os participantes passaram para as discussões em grupos, baseados em quatro 4 eixos principais e nas propostas transversais; deram-se as seguintes discussões:

1- Eixo: Garantia de Segurança e Seguridade Trabalhista;
Áreas Abrangentes: Previdência Social e Segurança no Trabalho.

Condições de trabalho das casas lotéricas serão mapeadas pelos SEAACs


Sob a coordenação da FEAAC, o SEAAC de Americana e Região iniciou no último sábado, dia 16, visitas nas casas lotéricas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. O projeto foi idealizado após as entidades sindicais dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de diversas regiões do Estado de São Paulo receberem inúmeras reclamações de trabalhadores da categoria. Os trabalhos foram iniciados na Região do Polo Têxtil (RPT) da cidade de Americana. Ao todo, são 450 trabalhadores espalhados em 100 lotéricas da região.

São diversas as queixas sobre as condições de trabalho dentro das casas lotéricas. O trabalhadores reclamam de pouca ventilação, falta de banheiro e de água, vidro blindado que impede uma adequada circulação de ar, além da pressão diária do trabalho, barulho nas ruas, poeira, calor e a falta de segurança. Em certos casos, a precariedade do ambiente de trabalho acarretou o afastamento de alguns empregados.

Quem conduz o projeto é o especialista em Segurança do Trabalho e presidente da Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), Jaques Sherique. A coordenação é da FEAAC.

A presidenta do SEAAC de Americana, Helena Ribeiro da Silva, explicou o que será feito após a conclusão da pesquisa junto aos trabalhadores. "Produziremos um dossiê e o projeto será encaminhado à Caixa Econômica Federal e protocolado no Ministério Público do Trabalho (MPT) para que todas as melhorias sejam implantadas nas casas lotéricas. 

USTL discute questão do trasporte público em Limeira



A USTL – União Sindical dos Trabalhadores de Limeira, do qual o SEAAC de Americana faz parte, participou de reunião com o poder público e empresas dia 15/mar, na sede do Sinecol, para discutir e levantar soluções para a questão do transporte público, em Limeira. 

A Secretária Municipal de Transportes, Andréa Júlia Soares Ganzert, foi representada pelo Diretor da Pasta, Paulo Jorge Zeralk. Os vereadores José Eduardo Monteiro Júnior (Jú Negão) e Edivaldo Soares Antunes (Dinho) também participaram, além dos Senhores Antonio Teodoro de Souza, da Empresa Rápido Sudeste e Dirceu Aparecido de Souza Filho, da Empresa Viação Limeirense. Carla Massaro representou o SEAAC.


Manoel Dias assume Pasta do Trabalho


O Ministério do Trabalho e Emprego sofreu mais uma mudança de comando. Após Carlos Lupi e Brizola Neto, a presidenta Dilma Rousseff trocou na sexta (15/3) o titular da Pasta, que passa a ser dirigida pelo secretário-geral do PDT, o catarinense Manoel Dias.

No sábado (16), Dilma deu posse ao novo ministro e destacou a amizade de 30 anos (eles militaram juntos no PDT). O novo ministro assumiu o cargo falando em defesa dos direitos dos trabalhadores e em modernizar a Pasta.

Segundo disse, Dilma cobrou melhoria no atendimento. "A presidenta pediu que olhássemos para os órgãos que estão na ponta. Tem que ser um órgão moderno, informatizado e confortável. Vamos fazer um grande plano de transformar essa ponta do Ministério", declarou o novo ministro.

Fundador do PDT, Manoel Dias é advogado e tem 74 anos. Ex-líder estudantil, se elegeu vereador de Içara em 1962 e foi deputado estadual catarinense de 1967 a 1969. Foi candidato a governador em 2006 e, em 2010, a vice de Ângela Amin (PP).
Fonte: Agência Sindical

Desaposentação: Governo separa verba bilionária


Diário do Litoral 17/032/2013
O Governo Federal já está preparado para o impacto que a troca de benefício dos aposentados vai causar nas contas da Previdência Social. Para isso deixou reservado no Orçamento da União, aprovado pelo Congresso Nacional, uma verba bilionária. Nada menoss do que R$ 49,1 bilhões estão previstos para cerca de 480 mil aposentados, a maioria deles, com ação na justiça.

O caso está nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não têm uma data para reiniciar a votação sobre a desaposentação, suspensa em 2011.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...