segunda-feira, 25 de maio de 2015

Americana competirá com Arapiraca no Dia do Desafio 2015

Americana conheceu seu concorrente durante o sorteio da 21ª edição do evento mundial. Com mais de 210 mil habitantes, Arapiraca (AL) competirá contra Americana no desafio saudável.

Neste ano, o Dia do Desafio acontece no dia 27 de maio. O Dia do Desafio tem o objetivo de atingir o máximo de pessoas possíveis, para que as mesmas pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A disputa acontece entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes é o vencedor.

A 21ª edição do evento reunirá 3091 cidades dos 21 países inscritos no Dia do Desafio 2015. Com mais de 300 cidades inscritas, Brasil, Venezuela e Guatemala estão entre os países com o maior número de participações. No Brasil, pela segunda vez consecutiva o Rio Grande do Sul terá 100% de adesão com 497 cidades inscritas.

Pacientes precisam de sangue!


O Banco de Sangue do Hospital Municipal Doutor Waldemar Tebaldi, em Americana, estenderá o horário de funcionamento nesta semana. Como os estoques estão bem baixos, sobretudo dos tipos A e O, positivo e negativo, essa foi uma maneira de tentar atrair mais doadores ao local. 

De 25 a 29 de maio, o Banco de Sangue estará aberto das 8 às 14 horas. Geralmente, o horário para doação vai até às 11h30. Os profissionais do local pedem que a sociedade se sensibilize e se mobilize para que o número de doadores aumente, assim como o volume de bolsas disponíveis para os pacientes.

As bolsas de sangue são utilizadas no atendimento de vítimas que sofrem acidentes graves, pequenas ou grandes cirurgias, pacientes com doenças graves que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer.

O doador precisa seguir algumas recomendações:

- Não estar em jejum;
- Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
- Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação;
- Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação;
- Apresentar documento com foto válido no território nacional;
- O doador deve ter entre 16 e 67 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais;
- Necessário ter acima de 50 kg e estar bem de saúde.

O Banco de Sangue está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Os doadores devem entrar pela portaria de internação. O telefone para contato é o 3468 1739.

Genéricos unem economia e eficácia

Fonte: Folha de Londrina
No mercado há pouco mais de 15 anos, os medicamentos genéricos são uma alternativa de baixo custo, principalmente para quem tem doença crônica e necessita de tratamento constante. São até 90% mais baratos que os medicamentos de marca, apesar de ter o mesmo princípio ativo.

O princípio ativo, substância que produz os efeitos terapêuticos, é responsável por fazer com que o genérico tenha o mesmo resultado de tratamento. O baixo custo se dá por não precisar de investimento em pesquisa para seu desenvolvimento, uma vez que já existe semelhante no mercado, e nem de publicidade para a marca, já que não tem nome comercial. Ainda assim, ele passa por rigorosos testes de qualidade antes de ter seu registro e comercialização autorizados.

A troca de um medicamento de referência por um genérico deve ser orientada pelo médico que prescreveu a receita ou indicada pelo farmacêutico. Atualmente, já existe a versão genérica para cerca de 50% dos medicamentos de referência. As farmácias e drogarias são obrigadas por lei a manter esta lista atualizada em local de fácil leitura para o consumidor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...