quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Crise freia contratação de temporários no comércio varejista e de serviços

Fonte: Folha de SP
A queda nas vendas, a falta de confiança na economia e a previsão de piora nos resultados até dezembro levam os empresários a evitar aumento de custos trabalhistas e a não fazer investimentos.

Os dados constam do levantamento feito pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) com 1.168 empresas situadas nas capitais e em cidades do interior.

Quase metade das que não vão abrir vagas temporárias acredita que a atual equipe de trabalho será suficiente para atender os consumidores, já que a perspectiva de vendas é menor neste ano.

O faturamento nos últimos três meses (encerrados em agosto) foi considerado pior do que o esperado por 48% das empresas consultadas. Entre as razões atribuídas para o desempenho mais fraco estão as mudanças na política e no cenário econômico (53%), o desemprego (47%) e a diminuição do poder de compra das famílias (45%). 

A previsão é de 24,5 mil vagas temporárias criadas no país neste ano, levando em consideração o número de empresas que informou que já admitiu ou tem a intenção de contratar (12%). 

Congresso aprova regra da desaposentação

Fonte: Ag. Câmara
O Plenário aprovou, por 174 votos a 166, a emenda do deputado Rubens Bueno (PPS-PR) à Medida Provisória 676/15 que inclui na lei o dispositivo da “desaposentação” — o recálculo da aposentadoria após a pessoa ter continuado a trabalhar depois de se aposentar. Proposta terá ainda de ser votada no Senado e, depois, segue à sanção presidencial. 

Os deputados aprovaram o projeto de lei de conversão da comissão especial da MP, que permite, até 2018, a aposentadoria no Regime Geral da Previdência Social pela regra alternativa conhecida como 85/95.

Essa regra permite que o trabalhador se aposente sem a redução salarial aplicada pelo fator previdenciário, criado em 2000 para desestimular a aposentadoria antes dos 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher).

Começa o Outubro Rosa!

Fonte: Prefeitura Sumaré
Sumaré (SP) começou a realizar dia 29/9 exames de mamografia gratuitos para mulheres que tenham mais de 35 anos. A iniciativa faz parte da campanha de prevenção ao câncer de mama "Outubro Rosa".

Para participar, as moradoras que têm entre 35 e 49 anos deverão comparecer ao "Mulheres do Peito", um consultório e laboratório móvel da Secretaria de Saúde do Estado, com encaminhamento médico (seja da rede pública ou particular) solicitando o procedimento.

Já as mulheres com 50 anos ou mais podem apenas comparecer ao local. Todas as interessadas na realização do exame preventivo devem levar RG e cartão do SUS.

No total, a Prefeitura espera que 750 mamografias sejam realizadas ao longo do mês, com 50 exames sendo feitos diariamente na carreta, que ficará disponível por duas semanas na Praça das Bandeiras. As senhas para a realização do procedimento serão distribuídas a partir das 9h.

Outubro
A campanha também acontece na rede municipal de saúde a partir do dia 1º de outubro, com realização de mamografias, papanicolau e testes rápidos de HIV e sífilis. Além dos exames clínicos, o evento também oferece iniciativas de orientação e esclarecimento sobre o câncer de mama. A progração completa do Outubro Rosa está disponível no site da prefeitura.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...