terça-feira, 10 de março de 2020

Homenageada pela Câmara, Helena enaltece espaço conquistado pelas mulheres

Helena e a vereadora Maria Giovana
A presidenta do SEAAC de Americana e Região, Helena Ribeiro da Silva, foi uma das homenageadas na Sessão Solene de entrega do “Prêmio Mulheres Destaques do Ano”, da Câmara Municipal de Americana, ontem (dia 9). A homenagem à sindicalista foi indicação da vereadora Maria Giovana Fortunato. O “Prêmio Mulheres Destaques do Ano”, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, é concedido àquelas que se destacaram no exercício de suas atividades profissionais ou sociais. O prêmio é previsto no Decreto Legislativo 587/2012, do vereador Thiago Brochi.

A Sessão Solene contou com a presença dos vereadores, da Secretária de Promoção Social, Maine Najar (que representou o prefeito Omar Najar), amigos, familiares e companheiros de trabalho ou de atividades sociais das homenageadas. Cada indicada recebeu flores e um certificado, após vídeo que narrou a trajetória e as ações que fizeram ser escolhidas pelo Legislativo.

Helena
A sindicalista nasceu em São João do Pau D’ Alho, Estado de São Paulo. Mudou-se para Americana em 1976 e iniciou suas atividades profissionais como auxiliar de Departamento Pessoal, em um pequeno escritório de contabilidade.

Na década de 90, convivendo com a falta de direitos dos trabalhadores, começou a idealizar a fundação de um Sindicato que representasse a categoria em Americana e Região. Reuniu companheiras e iniciou a formação do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Americana e Região (SEAAC).

Em 1991 o SEAAC foi oficializado. 29 anos depois a entidade representa 14 categorias profissionais, 20 mil trabalhadores e atende 29 cidades incluindo grandes centros como Limeira, Sumaré, Piracicaba e Hortolândia. Em sua trajetória sindical Helena ganhou o respeito de importantes lideranças. Hoje, além de presidir o SEAAC ocupa posição de destaque na Diretoria da Federação Estadual (FEAAC) e Confederação Nacional (CNTC) da categoria.

Para Helena, a homenagem recebida “é uma honra e mostra que a mulher não pode aceitar que lhe sejam impostos limites. Quando iniciei a fundação do Sindicato, num ambiente dominado pelos homens, acharam que era uma utopia. Hoje estamos aqui, à frente de uma entidade séria, forte e pronta para novos desafios. A mulher avançou ao longo dos tempos. Mas ainda somos alvo de discriminação, sobrecarga profissional e diferenciação salarial. Temos de continuar lutando, sem acomodação e com muita determinação”.

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 10 de março de 2020)

Eleições 2020: termina em maio prazo para eleitor regularizar título


Fonte: Agência Brasil
Termina no dia 6 de maio o prazo para que cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado regularizem a situação. Quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. 

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição. 

Como regularizar o título 
Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina em 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições. 

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições. 

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...