terça-feira, 21 de maio de 2013

Força Sindical Estadual realiza plenária preparatória de Mulheres


As mulheres da Força Sindical realizaram uma plenária estadual na segunda-feira (20/5) para preparar a participação das trabalhadoras nos próximos eventos da Central: Plenária Estadual de SP (dia 28 de maio, em Praia Grande); Congresso Estadual da Central (dia 20 de junho) e 7º Congresso Nacional (dias 24 e 26 de julho, em Praia Grande).

“Vamos garantir a cota das mulheres, que é participação de 30%”, disse Maria Auxiliadora dos Santos, secretária de Políticas para Mulheres da Força, ao abrir a plenária, que contou com a participação de aproximadamente 130 sindicalistas do Estado de São Paulo, entre as quais Helena Ribeiro da Silva, presidenta do SEAAC Americana.

A apresentação do evento ficou a cargo de Valclécia Trindade, 2ª secretária da Central. Na abertura, Maria de Fátima de Souza Neves, diretora de assuntos jurídicos do Sindicato da Saúde, que cedeu o auditório para a plenária, observou que as mulheres hoje precisam participar de tudo.

Batalha árdua
Helena Ribeiro da Silva, presidenta da Seaac de Americana, afirmou que para ver suas reivindicações atendidas as mulheres precisam enfrentar uma batalha árdua, mas é gratificante. Neuza Barbosa, diretora da Fetiasp e ex-secretária da Mulher da Central, declarou que a luta não é fácil. “Até hoje é um grande desafio ocupar a cota de 30%, mas temos que seguir em frente”. Maria Augusta Marques, a Lia, presidente do Sincomerciários de Votuporanga, concordou que este é o caminho para garantir a cota dos 30% e que as mulheres têm que lutar para garantir a aprovação do PL da Igualdade. “Temos que exigir nossos direitos hoje e sempre”, afirmou Helena Henrique Guilherme Alves, secretaria de Relações Internacionais da Fetercesp.

Mais de um milhão de trabalhadores não recebeu o PIS


De acordo com a secretaria de Políticas Públicas de Emprego do MTE, mais de 1 milhão de trabalhadores ainda não foram sacar o benefício do Abono Salarial referente à 2012/2013. O prazo para saque se encerra no dia 28 de junho e o Ministério do Trabalho e Emprego vem, desde o mês passado, notificando aqueles que ainda não foram buscar o benefício no valor de R$ 678,00. 

O Abono Salarial PIS/PASEP é um benefício a que tem direito todo trabalhador que tenha tido vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior ao exercício e recebido, em média, 2 salários mínimos, além de estar cadastrado no programa PIS/PASEP por pelo menos 5 anos e informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

Como receber - Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa e os inscritos no PASEP no Banco do Brasil. Aqueles que tiverem Cartão Cidadão da Caixa, com senha cadastrada podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.
Fonte: Blog do Trabalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...