quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sancionado sem vetos PLC 03/2013 que garante atendimento a vítimas de violência sexual

A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (1°) integralmente, sem vetos, a lei que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual.

O atendimento a vítimas de violência deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A lei também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal. (ABr)

Nota SPM
A sanção do PLC 03/2013 pela presidenta Dilma Rousseff representa, antes de tudo, respeito ao Congresso Nacional que o aprovou por unanimidade nas duas casas. Significa, também, respeito às mulheres que sofrem violência sexual, com a adoção de ações que amenizam seu sofrimento, com o atendimento imediato e multidisciplinar para o controle e tratamento dos impactos físicos e emocionais causados pelo estupro.


Mais de 170 países organizam ações para a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade alerta que o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e crianças pequenas e uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência. Segundo a OMS, o aleitamento materno reduz as chances de obesidade na vida adulta e o risco de diabetes.

A meta da instituição é elevar a taxa mundial de aleitamento materno exclusivo, nos primeiros seis meses de vida do bebê, em pelo menos 50% até 2025. O objetivo é melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Para isso, a partir de hoje (1º), os governos de mais de 170 países organizam uma série de atividades para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Pronatec tem inscrições abertas para 17 cursos

O Senai de Americana está com inscrições abertas para o Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) até o dia 10 de agosto. Ao todo, o colégio oferece 17 cursos de qualificação profissional, que são oferecidos para alunos com mais de 16 anos que estão no Ensino Médio na rede pública, pessoas de baixa renda, desempregadas e beneficiárias do Bolsa Família.

As matrículas devem ser feitas nos Centros Comunitários e Cras (Centro de Referência da Assistência Social), em Americana, ou no CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), em Nova Odessa. As pessoas que tiverem interesse em participar do curso podem também se inscrever pelo site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao após o período de matrícula.

O aluno que participa do Pronatec tem direito a bolsa auxílio, vale transporte, um lanche por dia de aula, uniforme e material didático. Cada estudante pode se inscrever em até três cursos de qualificação profissional no ano. Para fazer as inscrições, os candidatos precisam apresentar documentos pessoais, como CPF, RG, comprovante de residência, carteira profissional. Informações pelo telefone 3471-2600.

Confira os endereços onde serão realizadas as inscrições:

Centrais Sindicais convocam trabalhadores para o Dia Nacional de Paralisação


Eles assistem tudo, depois é a vez deles

Pública
Nos presídios de SP, crianças são obrigadas a assistir às revistas vexatórias das mães e a se despir diante das agentes para poder visitar os pais.

“Meu filho não é bandido. Ele tem apenas 5 anos e o Estado quer castigá-lo como castiga o pai, que já está preso e pagando pelo que fez”. A frase, carregada de indignação, é pronunciada com punhos cerrados sobre a mesa, pela paulistana A., mãe de dois filhos, profissional de vendas e estudante de direito. O marido foi preso há 3 anos e, desde então, a cada dois ou três meses, ela leva o filho R. para ver o pai.

Todas as vezes, na revista da entrada, ela e o filho passam pelo mesmo ritual: “Nós entramos em um box, eu tiro toda a roupa, tenho que agachar três vezes, abrir minhas partes íntimas para a agente penitenciária, sentar em um banquinho metálico detector de metais, dar uma volta com os braços para cima e às vezes me mandam tossir, fazer força, depende de quem está revistando. Meu filho assiste tudo. Quando preciso abrir minhas partes íntimas, peço para ele virar de costas”, diz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...