NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO
O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.
Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.
A DIRETORIA
Aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro, na Colônia de Férias FEAAC em Peruíbe, o módulo 2 do curso de Rotinas Trabalhistas e suas implicações no e-Social, uma parceria da Federação com o Dr. Gilson Gonçalves, para tratar dos assuntos referentes a legislação trabalhista que estão no e-Social. Equipe do SEEAC participou do evento, liderada pela presidenta helena Ribeiro da Silva.
Após ter passado por todos os sindicatos, nos cursos externos, Dr. Gilson mostrou como essa iniciativa é de extrema importância para todas as empresas filiadas aos respectivos sindicatos e parabenizou a FEAAC e todos os presidentes pelos eventos realizados em suas cidades.
Neste módulo 2, foi explicado como se calculam todos os benefícios previdenciários, cálculos de rescisão e todos os participantes mostraram extrema concentração e dedicação para mostrar como já estão craques no assunto e prontos para atender aos seus filiados nos sindicatos.
Ao final, alguns participantes subiram ao tablado para mostrar como se faz para calcular todos os tipos de benefícios, comprovando a eficiência do curso.
Fonte: Cartilha Direito do Trabalho ao Alcance de Todos
Quando as entidades sindicais não chegam a um acordo sobre os direitos discutidos, não conseguindo realizar uma convenção, pedem que a Justiça do Trabalho resolva a questão, dando início a um dissídio coletivo. Sentença normativa é a decisão do dissídio que estabelece as normas a serem cumpridas pelas categorias interessadas.