sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher


O dia 8 de março é o Dia internacional da Mulher e nos convida a refletir durante todo o ano sobre assuntos como: violência contra as mulheres, saúde da mulher, mercado de trabalho, participação feminina na política, contribuições das mulheres na sociedade – entre outros pontos que necessitam de debates incessantes pelos diversos grupos sociais e políticos, para avaliar determinados conceitos e paradigmas que ao longo dos séculos se enraizaram no senso comum desfavorecendo não apenas as relações de gênero, mas também as relações humanas.

O dia 8 de março lembra que os homens e as mulheres devem ter direitos iguais no trabalho, na participação social e política, no acesso aos benefícios da lei. Lembra também que foi a luta das mulheres organizadas que lhes permitiu conquistar direitos elementares da pessoa humana. 

O dia 8 de março assinala inúmeras conquistas e também renovação da luta pela igualdade, luta de caráter político, ideológico e cultural que se projeta a longo prazo e tem caráter estratégico e decisivo no processo de desenvolvimento das nações civilizadas.

O dia 8 de março, invoca ações, mobilizações e reivindicações, que buscam conquistar mais espaço para o feminismo, mais organização para as mulheres trabalhadoras, mais pautas femininas na política, mais justiça social para todos.

O dia 8 de março fala das mulheres que assumem sua responsabilidade de cidadãs na sociedade, transformam experiências em ações que conquistam direitos, exercitam seu espírito solidário, fortalecem sua união aos movimentos sociais e sindicais que buscam firmar seu protagonismo e defender os direitos das minorias.

O dia 8 de março é dedicado às mulheres que constroem e desenvolvem nosso país e tem todas as condições para vencer sua luta e transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo para todos viverem.

Helena Ribeiro da Silva
Presidenta 

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...