terça-feira, 24 de julho de 2018

Inscrições pra Torneio de Futsal, até 31 de julho

Torneio reúne equipes de diversas cidades 

O SEAAC de Americana e Região continua com as inscrições abertas para o 10º Torneio Regional de Futebol de Salão, até o dia 31 de julho. As equipes interessadas podem efetuar a inscrição através do site do Sindicato (www.seaacamericana.org.br). Para mais informações, estão disponíveis os telefones 98401-1999 (Rodolfo), 99220-6842 (Juninho) e 3461-8232 (Sede do SEAAC). Podem se inscrever trabalhadores de toda a base territorial da entidade, que inclui Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Limeira, Piracicaba, Leme, etc. Para participar do torneio, o trabalhador precisa estar com as contribuições em dia com o sindicato. 

O 10º Torneio Regional de Futsal será realizado no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Luiza, em Nova Odessa. Os jogos acontecem aos domingos, devendo se iniciar em 19 de agosto. O campeão regional ganha o direito de participar do Torneio Estadual da FEAAC (Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo). A presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva, disse que está satisfeita com a procura das equipes pelo torneio e espera repetir o sucesso de anos anteriores. “Nova Odessa dispõe de uma quadra poliesportiva com excelente infraestrutura para recebimento dos atletas e torcedores. Nosso torneio alia competição esportiva de qualidade e integração social dos trabalhadores”. 

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 24 de julho de 2018)

Mercado de trabalho não reage e 13% dos brasileiros queimam poupança em gastos do dia a dia

Fonte: G1
Segundo dados da Serasa Experian, 60,4 milhões de brasileiros estavam com o nome negativado por inadimplência em maio (números mais recentes). Em abril, eram 61,2 milhões.

Embora a parcela de brasileiros que use recursos guardados já tenha sido maior, sobretudo quando a crise econômica estava mais intensa, os últimos meses têm mostrado uma resistência à queda do indicador e até mesmo uma leve piora.

Mercado de trabalho tem frustrado 
Os últimos dados do mercado de trabalho frustraram os analistas. A expectativa era de que a economia brasileira cresceria mais neste ano e, consequentemente, a criação de emprego teria uma recuperação mais robusta, aliviando o orçamento das famílias.

Compreender e superar

Artigo de João Guilherme Vargas Netto - consultor sindical e membro do Diap

Uma interrogação minha que compartilho com meus leitores. Qual a razão do comportamento assimétrico dos trabalhadores brasileiros (empregados e desempregados) em relação à deforma trabalhista e à pretendida deforma previdenciária? 

No primeiro caso a resistência localizada nas empresas e nas negociações coletivas tem se dado após a manifestação dos efeitos nefastos da lei celerada (relativamente exíguos, exceto nas restrições à Justiça do Trabalho e às receitas sindicais) com muitas dificuldades e sem um clima de resistência generalizada e de rejeição pura e simples. No caso da pretendida deforma previdenciária a rejeição tem sido universal e até obrigou os aliados do governo no Congresso a abandonarem o barco ao mesmo tempo em que continuaram compactuando com os absurdos da lei trabalhista, alienados em relação à insegurança criada por ela. 

Como explicar essa disparidade em que uma perda de direitos futuros tem mais capacidade de provocar resistência do que a perda de direitos imediatos e concretos? 

No caso brasileiro em que as duas questões andaram juntas atribuo grande parte da diferença à extinção, com a lei celerada, do imposto sindical, o que anestesiou a massa dos trabalhadores (80% não sindicalizados) e desorientou as cúpulas sindicais que passaram do estupor às ilusões ou ao desespero, isolando os efeitos agressivos da nova lei em relação aos trabalhadores dos efeitos funestos da lei em relação às receitas sindicais. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...