.

.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Butantã diz que Anvisa retarda importação de matéria prima e impedi fabricação da vacina

Plataforma ajuda a escolher e acompanhar vereadores para eleição

Caixa paga segunda parcela da extensão do auxílio emergencial

Processos trabalhistas sobre home office sobem 270%; parlamentares reagem


Fonte: Infomoney
Os processos trabalhistas envolvendo questões do teletrabalho, como home office, cresceram 70% durante o auge da pandemia de covid-19 no Brasil. Com cada vez mais empresas passando a dotar o regime remoto para além de 2020, parlamentares começaram a apresentar projetos para detalhar as condições que empregados e empregadores precisam cumprir no home office, mas especialistas alertam para o risco de engessamento do regime. 

Levantamento feito a partir de dados das Varas de Trabalho mostra que os casos de trabalhadores reclamando das condições do home office subiram de 46 entre março e agosto de 2019 para 170 no mesmo período de 2020. Apenas no mês de junho deste ano, foram abertos 46 processos dessa natureza. 

Na avaliação do especialista em direito do trabalho e sócio do L.O. Baptista Advogados, Fabio Chong, o salto no número de ações trabalhistas sobre home office em 2020 está diretamente relacionado com o aumento do contingente de trabalhadores colocados em atividades remotas na pandemia, muitas vezes de maneira emergencial, sem tempo para um planejamento adequado, que deve ser feito agora. 

“Todas as empresas foram forçadas a implementar um plano que não estava no radar. Alguns escritórios estudavam flexibilizar no médio prazo, com planejamento, mas de uma hora para outra todos se viram obrigados a trabalhar de casa. Por isso, é necessário colocar por escrito em acordos pontos sensíveis que tendem a dar mais problemas no futuro”, recomenda. 

Segundo ele, entre as questões do teletrabalho que suscitam mais questionamentos na Justiça trabalhista está o cumprimento de jornada e a contagem das horas extras, além da estrutura de ergonomia para o trabalhador, que pode levar a doenças ocupacionais. 

Ajuda de custo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...