NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO
O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.
Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.
A DIRETORIA
 |
Foto: Pref. Americana/Flávio Oliveira |
A Prefeitura de Americana vai instalar uma creche no centro
da cidade para atender as mães que trabalham no comércio.
A medida foi
anunciada pelo prefeito Diego De Nadai durante reunião com os representantes
dos sindicatos dos Comerciários e dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio, parceiros da
prefeitura no projeto. A creche irá funcionar em horário diferenciado das
demais unidades, será das 7 às 19 horas para que as mães tenham tranquilidade
para buscar seus filhos após o fechamento do comércio, às 18 horas.
Nos próximos dias, o Sindicato dos Empregados no Comércio e
o Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana vão
iniciar o levantamento para identificar a demanda por vagas em creche entre as
mulheres que trabalham no Centro.
A expectativa é que a creche esteja pronta para funcionar no
início do próximo ano. Nos próximos dias será enviado projeto de lei à Câmara
Municipal para aprovação da proposta. O projeto de instalação de uma creche para atender as mães
que trabalham no comércio central é piloto e que poderá ser estendido para
outras regiões de comércio da cidade.
O presidente do Sindicato dos Comerciários, Marcos Avansini,
e a diretora do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio, Antonia
Vicente, comemoraram a iniciativa. Para eles, a creche é um grande benefício às
mães porque ficará próxima ao local de trabalho delas e com a vantagem do
horário estendido.
Fonte: Portal da Prefeitura de Americana
A reunião de 12/09 sobre o fim do fator previdenciário foi adiada para a dia 17/9. O Governo, entretanto, ainda não concluiu estudos sobre a extinção do redutor de aposentadorias e o anúncio sobre seu fim, tão aguardado por trabalhadores irá demorar mais um pouco para ser divulgado.
Por outro lado, o Governo já concluiu estudos sobre a criação da Secretaria do Idoso e Aposentado, uma das reivindicações dos aposentados. O anúncio pode ocorrer já na próxima terça.
A reunião de ontem, entre os ministros Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, Gilberto Carvalho, da Secretaria da Presidência da República, com representantes das centrais sindicais, foi adiada porque o ministro Gilberto Carvalho, está fora do país.
Fonte: Diário do Litoral

“Mulher, tome partido. Filie-se” é o lema da campanha lançada, nesta quarta-feira (11/09), pela Coordenadoria de Direitos da Mulher e pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado. A campanha conta com o apoio da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República e da ONU Mulheres.
A campanha representa o primeiro passo para aumentar o número de mulheres candidatas e eleitas, pois ainda é reduzida a presença de mulheres nos legislativos nacional, estaduais e municipais. O objetivo é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014. Os organizadores da campanha também esperam ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no próximo ano.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira são mulheres. Mas, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas no Senado naquele ano, o que representou 12,99% do total.
Fonte: SPM