quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ações pelo fim da violência contra a mulher


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), presidido por Antonia Vicente Gomes também diretora do SEAAC, e representantes da Delegacia Seccional de Americana realizaram na manhã desta terça-feira (25/11) um ato de conscientização em alusão à Campanha dos "16 dias de ativismo" pelo fim da violência contra as mulheres e de adesão à Campanha do Laço Branco. O laço branco simboliza o apoio e o compromisso dos homens em jamais cometer um ato de violência contra as mulheres, além de combater esse tipo de violência na sociedade.

As ações de conscientização pela luta dos direitos humanos das mulheres teve início na segunda-feira, com a distribuição de panfletos na Garagem Municipal. Na tarde desta terça-feira (25) a Campanha dos 16 dias de ativismo foi realizada no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social da Praia Azul.

Nesta quarta-feira (26/11), às 8h30 e às 13h30, será promovida uma roda de conversa com grupos de adolescentes sobre "Violência contra as mulheres", na Casa Dom Bosco. Nos dias 27 e 28, Americana participa do Fórum sobre Violência Contra a Mulher, na UNICAMP.

Marcos históricos de mobilização nos 16 dias de ativismo:
- 20 de novembro - Dia Nacional da Conscientização Negra
- 25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres
- 1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à AIDS
- 6 de dezembro - Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
- 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos

Campanha do Laço Branco:
Um crime ocorrido em 6 de dezembro de 1989, em Montreal - Canadá, ficou conhecido como o "Massacre de Montreal", gerou amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres. Em repúdio à violência gerada por esse desiquilíbrio social, um grupo de homens se organizou e o laço branco foi eleito como símbolo e o lema: "Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência". No Brasil, o dia 6 de dezembro, desde 2007, é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres.
Fonte: Portal Prefeitura

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...