NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO

O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.

Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.

A DIRETORIA

terça-feira, 14 de junho de 2016

SEAAC participa de palestra sobre programa de alimentação - PAT


Dia 11 de junho, a FEAAC promoveu uma palestra sobre o Programa de Alimentação ao Trabalhador – PAT, ministrada pelo médico Waldir Murari, graduado pela Universidade Estadual de Campinas e pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade São Francisco. Equipe do SEAAC liderada pela presidenta Helena participou do evento.

A palestra, ocorrida na Colônia de Férias, em Peruíbe, teve a participação de todos os SEAAC’s filiados. No encontro, o Dr. Waldir levantou todas as regras do PAT para implantação de refeitórios e restaurantes, os objetivos do programa e suas principais dúvidas.


Dentre as principais regras, destacou-se a necessidade de ter nutricionistas para elaboração dos cardápios, a necessidade de realização de exames médicos periódicos para os trabalhadores que manipulam os alimentos e cuidados específicos para prevenção de intoxicações alimentares. Além de todas as regras para os locais próprios para as refeições dos trabalhadores. Os participantes tiveram também a oportunidade de tirar todas as dúvidas que encontram nas diversas situações com empresas de cada localidade, nos seus acordos coletivos e convenções coletivas, para que possam estar munidos de todas as informações para levar ao trabalhador a melhor orientação.

De maneira muito didática, Waldir conseguiu apresentar a todos as principais situações e funcionalidades do programa, levando suas experiências e fatos que encontrou ao longo de sua carreira. Do outro lado, os participantes discutiram como preparar os acordos da melhor maneira mais completa. Deste modo, com essa troca de experiências, os sindicatos filiados puderam voltar às suas cidades providos de informações de extrema importância para atender os trabalhadores.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...