Após tomar conhecimento que seis empresas de Conchal-SP., estariam efetuando o pagamento errado ou não pagando vale-refeição/alimentação aos seus empregados, o SEAAC de Americana e Região iniciou processo de negociação já concluído com a Contcont, Eximia e Alves e Machado, todos escritórios de contabilidade. Outras três empresas, resistentes à firmarem um instrumento particular de confissão e parcelamento de dívida serão acionadas na Justiça do Trabalho pela entidade sindical.
“Os casos são diferenciados. Mas em todos os empregados estavam sendo prejudicados pelo que as empresas alegaram interpretação errada da Convenção Coletiva. Há empresa que não estava pagando o vale refeição e o triênio há anos. E há empresas que pagavam o vale refeição no holerite, quando o correto é pagar através do cartão. Conseguimos finalizar o instrumento de transação e os empregados receberão valores que variam de R$ 600,00 a R$ 15 mil”, de conformidade com a admissão de cada trabalhador explicou a presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva.
Ao término das tratativas, o SEAAC esteve nas empresas e conseguiu a sindicalização da maioria dos empregados, que se mostraram satisfeitos com a condução das negociações e com o ajuste de conduta das empresas. Ao se associar o trabalhador recebe como brinde uma garrafa isotérmica (cooler) individual. “Este é o nosso trabalho. Ao tomarmos conhecimento de alguma irregularidade buscaremos sempre equacionar o problema”, completou Helena.
Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 23 de julho de 2019)