segunda-feira, 19 de junho de 2023

Plenária aprova ir ao Ministro defender gerências do trabalho

Júnior, Helena, Dr. Giordano, Carlos e Bete (Seaac/Campinas)


A presidenta do SEAAC de Americana, Helena Ribeiro da Silva, e o Diretor de Formação Sindical, José Carlos Bispo de Souza Junior, participaram da plenária “Pelo fortalecimento das gerências e agências regionais do trabalho”. O evento aconteceu no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, na sexta-feira, dia 16. Após a apresentação do documento elaborado pelo grupo de trabalho, houve aprovação das reivindicações por unanimidade. Agora, por decisão plenária, a pauta de sugestões para fortalecer as agências e gerências será levada ao Ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

O objetivo principal da plenária foi apresentar o estudo elaborado em defesa dos direitos dos trabalhadores, com foco no fortalecimento das agências e gerências do Ministério do Trabalho, sucateadas em acomodações, equipamentos e pessoal. Segundo a presidenta do SEAAC, “a importância do evento foi definir ações concretas para aprimorar as condições de atuação do Ministério do Trabalho, com a completa reestruturação das gerências e agências regionais. Os serviços prestados estão muito aquém das necessidades. Isto se deve ao desmonte patrocinado pelos últimos seis anos de governo”. 

Além de sindicatos de Campinas e Região, diversas autoridades prestigiaram a apresentação do documento em apoio as agências e gerências regionais. Para o Desembargador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Dr. Francisco Giordano, “é preciso voltar a raiz do direito do trabalho. O direito do trabalho está servindo para atender os interesses das empresas. O direito do trabalho não pode servir para isso. Ele não existe para regularizar a situação da empresa”. Pedro Tourinho, Presidente da Fundacentro, lamentou que das 497 agências do Ministério do Trabalho a maioria tem apenas um funcionário, mas disse que tem confiança e informações seguras que concurso será aberto. Carlos Alberto de Oliveira, Gerente Regional do Trabalho, falou sobre a situação difícil da Gerência Regional e finalizou: “Se você quiser acabar com um serviço público, basta não abrir concurso. O Ministério do Trabalho foi estraçalhado”.

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 19 de junho de 2023)

SUS deve oferecer novos exames para gestantes

Empatia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...