sexta-feira, 12 de julho de 2013

União Sindical protesta em Limeira

A mobilização nacional das centrais sindicais, que aconteceu ontem (11/7) em várias cidades do país, também movimentou sindicalistas em Limeira. Representantes de vários sindicatos se reuniram na Praça Toledo Barros por diversas reivindicações - como o fim do fator previdenciário, uma jornada de 40 horas semanais sem redução salarial (atualmente são 44 horas), reajuste digno para aposentados, fim do projeto de lei 4.330/2004 - que amplia a terceirização -, entre outras.

Segundo os sindicalistas, caso as solicitações não sejam atendidas pela presidente Dilma Rousseff (PT), uma paralisação nacional não está descartada. "Precisamos ser ouvidos, pois essas reivindicações beneficiarão a todos", diz o presidente da União Sindical dos Trabalhadores de Limeira, Benedito Honório Barbosa.

Passeata dos trabalhadores reforça movimento popular em Americana

A mobilização de pelo menos 10 sindicatos de Americana reuniu os trabalhadores no Centro de Americana durante a manhã de ontem (11), como forma de adesão ao Dia Nacional de Lutas, organizado pela liderança das entidades sindicais do país. 

Com uma pauta de reivindicação extensa, focada principalmente em questões trabalhistas, os manifestantes utilizaram um carro de som para divulgar os assuntos abordados. Os trabalhadores EAA também participaram da manifestação. (O Liberal)

A passeata promovida pelas Centrais Sindicais garantiu maior força ao movimento popular, que reivindica melhorias nos serviços públicos da cidade para a reunião que acontece nesta sexta (12), às 15 horas, com o prefeito Diego De Nadai (PSDB). A manifestação reuniu um grupo que variou entre 300 e 800 pessoas ao longo do percurso, que foi iniciado na Praça Comendador Müller e terminou na Prefeitura. (O Liberal)

IPTU 2013 ainda pode ser pago com desconto de 4% à vista

Os contribuintes de Americana que não quitaram o seu IPTU 2013 à vista no mês de janeiro ainda podem obter um desconto de 4% para pagamento no mês de julho de 2013. Conforme previsto na lei municipal 5.210/2011, a Prefeitura está oferecendo um desconto de 4% para os contribuintes que optarem por quitar o saldo do seu IPTU no mês de julho de 2013. 

O desconto vale para as parcelas de número 7 a 12 para os contribuintes que estão pagando de forma parcelada e para os contribuintes que ainda não pagaram nenhuma parcela e regularizarem os seus débitos. O vencimento da segunda cota única se dará no dia 30 de julho. É importante ressaltar que os contribuintes que não quiserem quitar o saldo com desconto poderão continuar pagando as parcelas restantes.

Senado aprova regulamentação do trabalho doméstico

Plenário do Senado aprovou, no dia 11, com 52 votos a favor e nenhum contrário, a regulamentação de direitos e deveres do empregado doméstico (PLS 224/2013 - Complementar). A proposta seguirá, agora, para análise da Câmara dos Deputados.

O texto regulamenta a Emenda Constitucional 72, que estendeu ao empregado doméstico direitos assegurados aos demais trabalhadores, como o seguro-desemprego, indenização por demissão sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho.

CCJ aprova proposta que facilita projetos de iniciativa popular

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/11, que facilita a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular foi aprovada na quarta-feira (10) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto segue agora para análise do plenário.

A proposição diminui o número de assinaturas necessárias para a apresentação de projetos de lei e estabelece que propostas de Emenda à Constituição (PECs) também possam ser apresentadas por cidadãos - hipótese que não é contemplada atualmente pela Constituição.

Hoje é necessário que um projeto de iniciativa popular tenha assinaturas de pelo menos 1% do eleitorado nacional, o que significa algo em torno de 1,3 milhão de eleitores. Com a PEC será preciso apenas 0,5% dos votos válidos na última eleição para deputado federal, ou seja, cerca de 500 mil assinaturas.


Milhares de trabalhadores na luta pela Pauta Trabalhista

Categorias como metalúrgicos, químicos, construção civil, construção pesada, costureiras, transporte, alimentação, borracheiros, telefônicos, servidores públicos, gráficos, comerciários, aposentados entre outros cruzaram os braços, interditaram ruas, avenidas e rodovias, pararam portos e grandes empresas em todo o país pela defesa de itens que constam na Pauta Trabalhista entre os quais, redução da Jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, o fim da terceirização, 10% dos recursos do PIB investidos em saúde e educação.

As manifestações do Dia Nacional de Lutas que culminaram com um grande ato na Avenida Paulista, pediram também a demissão da atual equipe econômica do governo federal. “O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não tem mais condições de seguir no cargo, diante do cenário de elevação da inflação e dos juros”, afirmou Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical.


Segundo Paulinho, as centrais sindicais vão se reunir nesta sexta-feira para definir uma data para realizar uma greve geral em agosto. “Hoje nós praticamente paramos o país e caso as reivindicações da classe trabalhadora não sejam atendidas pelo Governo vamos para as ruas novamente.”
Fonte: Força Sindical
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...