NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO
O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.
Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.
A DIRETORIA
Quando a Ministra Marina Silva se retira da sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado, terça-feira, dia 28, após ser ofendida em escala pelos senadores Marcos Rogério, Plínio Valério e Osmar Aziz, o maior derrotado foi o Senado. Levaram a casa ao fundo do poço. Entregaram a condução de uma comissão importante a um parlamentar misógino, desrespeitoso e debochado (Marcos Rogério), que ajudado por dois outros machistas achou que poderia linchar Marina publicamente. Errou! Marina é mulher de luta, tem história. É a figura mais prestigiada internacionalmente do Governo, atrás somente do presidente Lula. Sua voz e sua liderança estão no mesmo nível de grandes autoridades políticas e ambientais do mundo. Marcos Rogério, Plínio Valério e Osmar Aziz são incapazes de diminuir Marina. Podem sim continuar tramando contra a pauta ambiental e continuarão tentando derrubar ou diminuir a Ministra. Não conseguirão. Como ela disse: “Saio daqui mais forte!”.
Helena Ribeiro da Silva
Presidenta do SEAAC de Americana e Região