NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO
O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.
Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.
A DIRETORIA
Foi lançada oficialmente dia 18/05 a campanha do Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Segundo balanço divulgado pela SDH/PR, o Disque 100 registrou, nos três primeiros meses deste ano, 21.021 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, o que representa uma queda de 1,6% na comparação com o mesmo período de 2014. Destas, 4.480 denúncias são referentes à violência sexual, o que representa 21% do total registrado.
O lema da Campanha é “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. O objetivo principal é promover a mobilização da população, sob a coordenação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o apoio da SDH, de organizações da sociedade civil e demais órgãos de governo, membros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.