NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO
O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.
Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.
A DIRETORIA
Fonte: Agência Brasil
A partir de 1º de janeiro de 2015, o salário mínimo deve ser R$ 788,06, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2015. Um reajuste de 8,8%. O anúncio foi feito hoje (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, depois de entregar a proposta ao presidente o Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ministra antecipou que o texto prioriza investimentos em saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.
Os aposentados, pensionistas e outros
beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ainda não
fizeram a prova de vida e a renovação de senha têm até o dia 31 de dezembro. Dos
31,2 milhões de beneficiários do Brasil, 2,2 milhões (7,04%) ainda precisam
realizar o procedimento. Desse total, 521,3 mil são do Estado de São Paulo – não
há recorte por cidade.
A prova de vida foi instituída pela Previdência
Social em 2011 para todos os que recebem algum tipo de benefício, e deve ser
realizada anualmente no banco em que o segurado faz o saque do valor mensal. A
própria instituição financeira fica encarregada de avisar a data, que
normalmente é no aniversário do recebimento da aposentadoria, pensão ou auxílio
(no mês em que ele começou a ser pago), por meio de mensagens no caixa
eletrônico ou no extrato bancário.