NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO
O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.
Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.
A DIRETORIA
A Força Sindical São Paulo realiza hoje, em Americana, o Congresso estadual. Para a realização deste evento foram necessárias quatro plenárias preparatórias em Araçatuba, Ribeirão Preto, Piracicaba e Praia Grande, com a participação de 1.100 dirigentes representando 350 entidades.
Os participantes vão debater a conjuntura, a formação sindical e a pauta trabalhista, como fim do fator previdenciário; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários e igualdade de oportunidades entre gêneros, entre outros.
A Central em São Paulo é presidida por Danilo Pereira da Silva e tem mais de 600 sindicatos filiados, representando mais de quatro milhões de trabalhadores. A Central conta com 22 coordenações regionais espalhadas por todo o Estado e com um corpo de diretores executivos.
Helena, presidenta do SEAAC AM, e Antonia, diretora, estão participando do evento da Força, compondo a equipe da FEAAC.
A Bancada Feminina da Câmara realizou, dia 19/6, a posse da
nova direção do colegiado. A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) foi eleita
coordenadora da bancada, que tem atualmente 46 deputadas. As coordenadoras
adjuntas são Erika Kokay (PT-DF), Flávia Morais (PDT-GO) e Rosane Ferreira
(PV-PR).
Na cerimônia, cada deputada no exercício do mandato será
convidada a escolher um projeto prioritário de sua iniciativa para entrega
simbólica à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Será dado destaque à proposta de emenda à Constituição (PEC)
590/06, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que estabelece a representação
proporcional dos sexos nas Mesas Diretoras da Câmara, do Senado e de todas as
comissões, permanentes ou temporárias. A proposta assegura ao menos uma vaga
para mulheres nessas Mesas, quando essa proporção não for alcançada.
Fonte: Ag. Diap
Foto: Ag Câmara