quinta-feira, 31 de março de 2016

Seminário reúne 520 sindicalistas em Piracicaba


Financiamento da atividade sindical
Com a presença de 520 sindicalistas de todo o Estado de São Paulo aconteceu hoje (31) em Piracicaba, o Seminário da Comissão Especial do Financiamento da Atividade Sindical. O Deputado Federal Paulo Pereira da Silva (o Paulinho da Força) representou a Comissão que avalia projetos destinados à ordenação do financiamento, pelos trabalhadores, das atividades sindicais. A presidenta do SEAAC de Americana e Região, Helena Ribeiro da Silva, representou a categoria e avaliou como “importante a oportunidade de apresentar propostas que possam melhorar o projeto final de será levado à votação”.

O Secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro, acompanhou o Seminário e elogiou a disposição dos sindicalistas do Estado em debater o assunto e propor alternativas para fortalecer os trabalhadores. Lideranças sindicais avaliaram que o projeto precisa  contemplar a possibilidade dos sindicatos sobreviverem com condições financeiras para organizar a luta em defesa de suas categorias. O sistema atual, sempre aberto à contestações, enfraquece o movimento sindical.


O Deputado Paulo Pereira disse que este é o momento adequado para melhorar o movimento sindical. “Creio que até julho o projeto final será votado pela Câmara dos Deputados. Realizamos seminários em todo o Brasil. Queremos apresentar um projeto transparente de financiamento do sindicalismo pelos trabalhadores. Assim o sindicalismo terá liberdade para suas atividades, hoje cerceadas  por interpretações equivocadas do que diz a própria Constituição.  Creio que a melhor proposta para a manutenção financeira dos sindicatos seja a efetivação da Contribuição Negocial, definida em assembleias,  para todos os trabalhadores”. O Deputado também defende que seja criada uma Agência Nacional de Controle Sindical. Esta agência, tripartite, seria responsável pela organização de todo o sistema.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...