É possível gerenciar o foco para melhorar o fluxo das tarefas. A revista americana Time listou treze dicas para manter a concentração no ambiente de trabalho.
1) Identificar o problema: o que causa a perda de foco? É a fome, a fadiga ou um vício em redes sociais? Entender o ponto principal é o primeiro passo para resolver a questão.
2) Planejamento: visualizar como será a jornada de trabalho antes de ela começar ajuda a permanecer atento. O estabelecimento de metas, com as tarefas anotadas, pode manter o foco.
3) Um bom café da manhã: estudos comprovam que se alimentar bem na primeira refeição do dia melhora a atenção e a concentração.
4) Meditação: cientistas descobriram que meditação melhora as funções do cérebro ligadas à atenção. Não é má ideia tentar se desligar por um tempo para render mais aos longo do caminho.
6) Cumprir tarefas menores: alguns psicólogos acreditam que o cérebro trabalha muito para processar uma grande quantidade de informação. Então, tentar organizar o maior projeto da empresa em apenas uma tarde é inútil. O indicado é dividir os projetos em tarefas individuais, que possam ser cumpridas mais facilmente.
7) Cronometrar: trabalhar em um projeto por um tempo pré-determinado é melhor do que fazê-lo até o fim. Dessa maneira, as ideias podem ser renovadas e a paciência não se esgota.
8) Limpar a mesa: bilhetes, recados antigos e fotos podem se tornar uma distração. Deixar a mesa limpa com apenas o necessário pode ajudar a manter o foco.
9) Aplicativos: é possível descartar as distrações com a ajuda da tecnologia. Alguns aplicativos bloqueiam sites ou fazem com que o computador possa abrir apenas um programa por vez. Além disso, ferramentas online calculam quanto tempo foi gasto em determinadas páginas.
10) Recompensa: um pouco de motivação ajuda a seguir em frente. E ela pode partir do próprio funcionário. Prometer-se um prêmio para quando a lista de tarefas acabar é uma saída válida.
11) Cuidar os intervalos: chegar no escritório cedo, trabalhar durante a hora do almoço e ficar depois do expediente não significa, necessariamente, fazer mais. Trabalhar bastante e parar para pequenos intervalos pode ser mais benéfico do que nunca tomar um fôlego, até o cérebro parar de vez.
12) Usar fones de ouvido: algumas empresas adotam a regra de que ninguém pode distrair quem está usando fones de ouvido. É uma forma de mostrar que algo importante está sendo feito e não há tempo para conversas.
13) Cafeína: café ou chá ajudam a manter as pessoas mais alertas e capazes de se concentrar. Além de trazer mais sabor ao trabalho.
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