quinta-feira, 15 de março de 2012

Mulheres mudando sua realidade

O SEAAC de Americana nasceu como um sindicato fortemente engajado na luta feminista e sempre refletiu junto com as trabalhadoras sobre a causa representada no dia 8 de março, data que marca a comemoração do dia Internacional da Mulher, um momento para recordar a história de luta das trabalhadoras por condições de vida e trabalho decente. 

O período é marcado por muitos eventos e nestas ocasiões de troca de experiências, além de levar nosso trabalho, buscamos ouvir as demandas das mulheres, que em geral são sempre as mesmas, só mudam de formato. Dos vários encontros que participamos destacamos dois: um em Praia Grande, com as Comerciárias e outro na Câmara de Vereadores em Piracicaba, prestigiando uma trabalhadora EAA homenageada.


Durante estas interações, quando falamos que o mês de março é um tempo para reflexão, estamos também destacando o diálogo que construímos nos Encontros Regionais e Estaduais da Mulher EAA, eventos onde discutimos os rumos das trabalhadoras dentro das nossas categorias e também tratamos de questões mais amplas como a autonomia da mulher na sociedade em que vivemos.

Este diálogo com as trabalhadoras, faz parte de um processo que decide as diretrizes seguidas pela FEAAC E SEAAC´s na luta pela igualdade de gênero e tem três momentos de suma importância. 


O primeiro foi a elaboração da cartilha com as justificativas das cláusulas de gênero, com a qual buscamos avançar nas negociações coletivas, unindo forças junto às companheiras dirigentes sindicais do Estado de São Paulo.

O segundo momento foi à preparação para o 6º Encontro da Mulher Trabalhadora EAA, no qual dialogamos sobre a importância de repensar a participação da mulher nos espaços públicos - cabe destacar que durante esse processo elegemos uma presidenta para o país. 

O terceiro momento foi à participação das dirigentes sindicais da FEAAC e SEAAC’s no Congresso da CNTC, que nos conduziu a um debate nacional sobre as questões da mulher e o seu papel na sociedade atual, no movimento sindical e a questão de gênero.

Assim, temos procurado refletir sobre o descompasso entre o aumento significativo da mulher no mercado de trabalho e a dificuldade de acessar direitos trabalhistas de forma a deixar equânime a situação entre os sexos. 

Neste processo de luta que as mulheres EAA estão desenvolvendo, a próxima etapa é encontrar o caminho a seguir para transformar essa realidade! Vale ainda notar que este é um processo irreversível, que demanda apenas tempo para se ser concretizado.

Helena Ribeiro da Slva
Presidenta da SEAAC AM

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...