NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO

O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.

Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.

A DIRETORIA

.

.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

SEAAC reúne 184 trabalhadores em curso


O SEAAC de Americana e Região reuniu 184 participantes em 3 dias de curso promovido com o objetivo de qualificar trabalhadores da área de recursos humanos. Os cursos foram realizados nas cidades de Americana (70 participantes), Piracicaba (66) e Limeira (48) e as vagas esgotaram de forma antecipada. “Imersão trabalhista” foi ministrado pelo professor Gilson Gonçalves e abordou as rotinas de RH como admissão, contrato de trabalho, contrato de experiência, jornada de trabalho, descanso semanal remunerado, férias individuais, rescisão de contrato, justa causa, rescisão, verbas rescisórias e estabilidades.

A presidenta do Sindicato, Helena Ribeiro da Silva, destacou a satisfação em retomar os cursos de qualificação. “Até 2017 os cursos eram uma rotina oferecida pelo SEAAC para os trabalhadores da categoria. A reforma trabalhista atrapalhou financeiramente a vida das entidades sindicais. Mas com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que a contribuição assistencial é obrigatória voltamos a ter condições de oferecer os cursos, tão importantes para a carreira dos trabalhadores”.

Renomado no meio jurídico/trabalhista, Gilson disse que “todos que participaram saíram daqui com informações úteis para aplicar no seu dia-a-dia. Esta missão do SEAAC de qualificar os trabalhadores que representa é motivo de satisfação para o profissional que tem esta tarefa”.

Luciano Domiciano (Assessoria de Imprensa, 15 de maio de 2025)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...