NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO

O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.

Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.

A DIRETORIA

.

.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Centrais Sindicais somam forças pelo crescimento

Fonte: Agência Sindical
Será lançado em São Paulo, dia 3 de dezembro, o documento “Compromisso Permanente pelo Desenvolvimento”. A ideia é agregar, no texto, propostas das Centrais Sindicais e do setor produtivo, apontando para a retomada do crescimento e mudança na política econômica atual, de viés neoliberal.

A elaboração do “Compromisso” foi um dos temas da reunião entre as Centrais e Dieese, segunda (16/11), na sede do órgão, em São Paulo. O encontro debateu, também, preparativos do movimento nacional para enfrentar a crise - o sindicalismo propõe união com o setor produtivo para dobrar a recessão. Dirigentes da UGT, Força Sindical, CUT, CTB e CSB participaram da reunião, que teve também participação de técnicos do Dieese.

Dia 3
Ficou definido que o lançamento do “Compromisso Permanente pelo Desenvolvimento” ocorrerá dia 3 de dezembro, com um ato político, em SP, reunindo representantes dos trabalhadores, do empresariado e intelectuais. No evento, será apresentado o manifesto com as propostas alinhavadas.

Petrobras
O passo seguinte será dia 8, com grande manifestação em frente à Petrobras, no Rio de Janeiro. Dia 9, dirigentes sindicais e líderes empresariais devem desembarcar em Brasília, para entregar o documento à presidente Dilma Rousseff. Também estão previstas visitas ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho e Advocacia Geral da União.

Segundo o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, a proposta das Centrais é construir um “entendimento forte, no sentido de que as propostas pelo desenvolvimento sejam capazes de interferir na orientação política do governo”. Ele avalia que a reunião da segunda (16/11) foi importante para definir as iniciativas necessárias à operacionalização desses eventos.

A reunião definiu, por exemplo, o conjunto de setores que serão convidados a integrar o “Compromisso”. Também ficou acertado que, após os contatos, ocorrerá nova reunião na próxima segunda (23/11), contando com representantes dos empresários. O encontro esboçará o manifesto, afinando as propostas comuns.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...