NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO

O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.

Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.

A DIRETORIA

quinta-feira, 26 de março de 2015

Café da manhã no CIVI comemorou o Março Mulher



No dia 24 de março, acompanhando a agenda da Força Sindical a equipe do SEAAC de Americana reuniu-se com o Sindicato dos Aposentados para refletir sobre a condição da mulher. O encontro ocorreu no clima de comemoração do Março Mulher e  as participantes sentaram em círculo para compartilhar suas experiências de vida.

Helena, presidenta do SEAAC e Secretaria Estadual da Mulher da Força Sindical, contou no início do encontro a todas um pouco da história do feminismo fazendo um paralelo com os movimentos de mulheres trabalhadoras, suas reivindicações e o porque da existência do oito de março, Dia Internacional da Mulher.

Em seguida voltou ao presente e às lutas feministas na atualidade; depois narrou um pouco de sua experiência como mulher e sindicalista convidando todas as compartilhar suas experiência em uma roda de conversa.

O clima foi de descontração e as mulheres falaram de suas vivências e da alegria em ter superado alguns desafios e agora poder desfrutar de um tempo livre para o autocuidado, tendo o Centro de Valorização do Idoso como um lugar para reencontrar-se, divertir-se e ser feliz.

No final a socióloga do SEAAC, Daniela Carrara, finalizou o encontro fazendo uma alusão aos comentários das mulheres; narrou a experiência de trabalho com as mulheres trabalhadoras EAA, falou sobre a condição feminina, compartilhando um pouco sobre a teoria de gênero, base para toda a reflexão feita junto às trabalhadoras.

Por fim todas foram convidadas a refletir sobre o que deveria ser  re-significado nos padrões sociais para construir uma sociedade mais igualitária. O evento proporcionou a todas uma excelente oportunidade de confraternização, e a certeza da maravilha de ser mulher.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...