quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Lançada na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários


Mais de 150 convidados prestigiaram, na quarta-feira (21/8), na Câmara dos Deputados, o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários. A proposição foi do presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara, deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP) e contou com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e de seus Filiados, como a Federação do Empregados de Agentes Autônomos no Comércio, presidida por Lourival F. Melo, também diretor da CNTC.

Para que se estabeleça uma Frente Parlamentar são necessárias 189 assinaturas de membros do Legislativo. A Frente bateu recorde de adesões, contando, até ontem, com a assinatura de mais de 252 deputados e 22 senadores, uma das maiores frentes já formadas.

Para o deputado Roberto Santiago, o apoio de mais de 50% da Câmara revela a importância da categoria comerciária, que hoje se constitui no maior contingente profissional do país, contando com 12 milhões de trabalhadores. “A formação da Frente não é um ato político. É antes o reconhecimento da importância desta categoria profissional, a maior do Brasil e de suma importância para nossa economia e desenvolvimento”, enfatizou.


Fórum de discussões
A Frente Parlamentar deve funcionar como um fórum permanente de discussões e encaminhamentos das questões que afetam os comerciários. Dentre as pautas em destaque estão a qualificação técnica, a jornada de trabalho e as doenças profissionais.

Para o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários configura-se em outro importante marco na trajetória de defesa das causas dos comerciários, após a regulamentação da profissão, ocorrida em março deste ano. “Desejamos que esta Frente se transforme no grande fórum de discussão, alinhamento e proposição de projetos que venham ao encontro das necessidades, anseios e direitos reais dos comerciários de nosso país”, afirmou.

Os jovens são maioria entre os comerciários e 53% da categoria são de mulheres. Segundo o presidente da CNTC, “as mulheres ainda sofrem com as diferenças de gênero, o assédio, a violência e as limitações de leis que não vislumbram seu triplo papel de mãe, dona de casa e profissional, e este é apenas um dos desafios da Frente”, conclui Levi Pinto.

Serviço: para acompanhar as novidades da Frente Parlamentar acesse www.frentecomerciarios.org.br
Fonte: CNTC

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...