NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO

O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.

Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.

A DIRETORIA

.

.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Fórmula 85/95 para substituir o Fator Previdenciário

Os parlamentares ligados às centrais sindicais e os deputados que representam os empresários estabeleceram um consenso pela substituição do Fator Previdenciário por uma fórmula 85/95, representando a soma da idade e do tempo de contribuição para mulheres e homens, respectivamente.

A grande vantagem dessa fórmula é que, no cálculo da aposentadoria, não entra a expectativa de vida. Com isso, o governo não poderá mudar a fórmula periodicamente, como é feito com o Fator Previdenciário sempre que o brasileiro, na média, passa a viver mais tempo.

Por essa fórmula, uma pessoa que começasse a trabalhar aos 18 anos, conseguiria se aposentar sem redução no seu benefício aos 57 anos. Uma mulher que começasse a trabalhar com a mesma idade, poderia se aposentar com 52.

A proposta possui simpatia do governo e é vista pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves, como a melhor alternativa para a substituição do fator. Vale lembrar que essa mesma proposta foi aprovada pelo Congresso em 2010, após grande mobilização dos aposentados e sindicalistas. A proposta, entretanto, foi vetada pelo então presidente Lula.

Acontece este ano a revisão da tabela do Fator Previdenciário, o que dificultar ainda mais para o trabalhador se aposentar com valor integral. Com a troca pela fórmula 85/95, isso não ocorreria.
Blog do Paulinho

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...