Contente por participar desse evento, que sem dúvida está colocando as Mulheres Comerciárias e Práticas de Farmácia em destaque no mapa do movimento feminista brasileiro e tornando-se um "hit", a presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva, também Diretora de Assuntos da Mulher da FEAAC, fez parte da mesa de abertura do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, dia 8/3 no auditório do Centro de Lazer da Fecomerciários na Praia Grande. A 2ª versão do evento reuniu cerca de 600 mulheres, sob o tema “Reconhecimento e Igualdade”
As participantes começaram o dia com uma caminhada de 1 km nas areias de Praia Grande. A atividade fez parte da programação e foi feita logo após o aquecimento, alongamento e aula aberta de dança de salão, também nas areias da praia.
Ao longo de todo o percurso os grupos trocaram informações sobre trabalho e a satisfação de estarem participando de um evento tão importante para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Em uma saudável disputa, elas “gritavam” o nome do Sindicato e de sua cidade durante toda a caminhada.
As mulheres também puderam fazer avaliação gratuita do índice de glicemia, medir o IMC (Índice de Massa Corporal), tirar a pressão arterial e receber sessão de massagem no estande da parceira PoupaFarma instalado na praia em frente do local do evento.
Reunida a plenária no auditório foram discutidas as bandeiras de luta das mulheres comerciárias, precedidas por duas palestras, que abordaram a necessidade de haver uma “mudança de paradigmas” na sociedade, para que seja abolido a distinção entre mulheres e homens.
"A evolução da mulher na política, avanços e perspectivas" foi o tema da palestra da prefeita do município de Cruzeiro, Ana Karin Dias de Almeida Andrade e o ginecologista Dr. Malcom Montgomery discorreu sobre "Mulheres, suas dores, seus amores". O filme chamado “Vida Maria”, passou à plateia a mensagem de que a mulher “é uma pessoa que tem necessidades” e tem um árduo caminho a percorrer em busca da igualdade de oportunidades.
A Convenção 156 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata da igualdade de oportunidades e tratamento para homens e mulheres também foi abordada, pois está para ser ratificada no Brasil desde 1983 e o governo precisa ser pressionado para assiná-la.
Da discussão acerca das reivindicações da categoria, feita conjuntamente pelas trabalhadoras, será tirado um documento reunindo as causas comerciárias, que norteará as ações da Federação até março de 2013. O evento terminou com a apresentação da peça teatral "Balão de Dois" e jantar de confraternização.
A presidenta Helena definiu sua opinião sobre a importância da realização do evento, afirmando que é exatamente através da troca de experiências, de informações e da procura de caminhos para novas atitudes e ações que o movimento de mulheres conquistará a tão sonhada justiça e igualdade entre os gêneros.
0 comentários:
Postar um comentário