Boas Festas!

Boas Festas!

NOTA DE REPÚDIO AO TARIFAÇO

O SEAAC de Americana e Região, representante de trabalhadores de diversas categorias, repudia o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciado de forma intempestiva pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, sem base econômica, fere acordos internacionais e revela claramente a existência de um conluio com a extrema-direita brasileira, que atua junto ao presidente americano traindo os interesses nacionais e buscando intimidar o Supremo Tribunal Federal.

Os impactos preocupam a nossa entidade, visto que a sobretaxa poderá causar danos à economia e principalmente à classe trabalhadora, pois ameaça diretamente a indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos. Além disso, a descabida medida tende a encarecer o custo de vida, atingindo diretamente o povo brasileiro. Destacamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa do Brasil e aprovamos que sejam utilizados todos os instrumentos legais para proteger nossa economia.

A DIRETORIA

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Mulheres somam 42,7% dos assalariados

Fonte: Agência Brasil
Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de mulheres assalariadas atingiu seu maior nível histórico em 2012, ano base para o levantamento. Naquele ano, 42,7% do total de assalariados no Brasil eram mulheres. O índice de 57,3% de homens entre o total de assalariados foi o menor resultado histórico da proporção.

Entre 2009 e 2012, a porcentagem de assalariados do público feminino saltou de 41,9% para 42,7%, um aumento de 0,8%. Já os homens remunerados passaram de 58,1% para 57,3% no mesmo período.

De acordo com o levantamento, o setor com maior presença de mulheres é o de Saúde Humana e Serviços Sociais. Nele, elas são 74% do total de assalariados, contra 26% do público masculino.

Já o setor onde as mulheres estão menos presentes é o de Construção, com apenas 8,7% do total de assalariados, segundo a amostragem. Os homens ocupam 91,3% dos cargos remunerados desse setor.

Somente em dois setores foi observada retração da proporção de mulheres assalariadas entre 2012 e o ano anterior: em Educação e em Atividades Imobiliárias. Os índices passaram de 67,4% em 2011 para 67,2% em 2012, e de 47,1% em 2011 para 46,5% em 2012, respectivamente.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...