quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Força Sindical critica manutenção da taxa de juros

A Força Sindical e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) criticaram hoje (31) a manutenção taxa básica de juros da economia (Selic) em 14,25%. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

"O governo perdeu uma ótima oportunidade de sinalizar positivamente para o setor produtivo,  que gera emprego e renda, que o país não se curva mais perante os especuladores”, diz a Força Sindical, em nota assinada por seu presidente, o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP). Os juros altos “são uma forma de concentrar cada vez mais renda nas mãos dos grandes banqueiros e rentistas”, acrescenta a central.

De acordo com a nota, o governo aposta no combate à inflação a qualquer preço, com uma “política brutal de austeridade fiscal”, que vem causando “uma depressão econômica sem precedentes”. “O tombo da atividade econômica não apenas reduziu a renda das famílias e elevou as taxas de desemprego – são 11,8 milhões de desocupados, maior índice da série histórica –, mas acabou derrubando as arrecadações de estados, municípios e do governo federal."

A Força Sindical defende a redução dos juros e "mudanças radicais" na economia, priorizando o emprego, a produção, a renda e o mercado interno como saídas para a crise.


Apesar de criticar a manutenção da Selic, a FecomercioSP disse que entende a necessidade de cautela "neste momento de transição do governo”.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...