terça-feira, 8 de março de 2016

Curso de cálculos trabalhistas reuniu profissionais em Americana


Com a participação de 70 inscritos aconteceu hoje (8/3) o primeiro módulo do Curso de Cálculos Trabalhistas, promovido pelo Seaac (Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos e Serviços Contábeis) de Americana e Região. O curso, ministrado pelo professor Gilson Gonçalves, teve a presença de funcionários de Recursos Humanos de empresas e escritórios de contabilidade de Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara D’ Oeste e Limeira.

Foram abordados cálculos relativos a horas-extras normais, noturnas e perigosas, descanso semanal remunerado, salário família, ajuda de custo e diárias para viagem, além de outros itens que compõem as folhas de pagamento. “Os vícios de execução, a falta de informação e o desconhecimento detalhado da CLT levam a erros inacreditáveis, gerando no futuro passivo trabalhista para as empresas”, comentou Gonçalves. “Além de ensinar, ao longo da minha trajetória que já inclui 3.200 cursos ministrados, me aplico para fazer a pessoa gostar do faz. Se conseguir despertar o gosto pelo trabalho que executa tenho certeza que o profissional evolui”, completou.

Amanda Carvalho, do RH de uma empresa de Sumaré, fez o curso no ano passado e voltou para aprimorar seus conhecimentos. “O curso é perfeito. Os profissionais de RH vivem desatualizados e, além disso, os próprios sistemas operacionais induzem ao erro. Os programadores são bons, mas as práticas trabalhistas nem tanto. Então, o funcionário da empresa ou escritório precisa estar atualizado, para completar o que o sistema oferece”, avaliou.

Para Marcos Rodrigues de Quevedo, funcionário de escritório contábil, as dificuldades são ainda maiores. “Após participar do curso no ano passado minhas dúvidas diminuíram. Agora, estou buscando novas informações e conhecimentos para aprimorar meu trabalho. Nos escritórios lidamos com folhas de pagamento de vários setores profissionais, que tem diferenças em seus acordos coletivos. É preciso estar atento e buscando sempre melhorar, pois os cálculos são complexos”, comentou.


A presidente do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva, avaliou o curso como “importante para o aperfeiçoamento da categoria”. Adiantou que no mês de abril será realizado o módulo 2, completando esta etapa da capacitação dos profissionais. “Cada pagamento mensal feito corretamente e cada homologação sem erros é uma ação a menos na Justiça”, completou.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...