segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dez dicas para o uso da internet no trabalho

Fonte: Goodsite c/informações technet.com.br
A barreira entra a vida pessoal e a vida profissional está diminuindo. As redes sociais são parte desse movimento de queda do muro. Por isso, é importante tomar cuidado com o que publica nesses sites, mas também com o que escreve nos seus e-mails e com os portais que visita quando está no trabalho. Não coloque seu emprego em risco.

1 Imagem da Empresa - Pesquisa realizada pela Manpower mostra que 55% das empresas brasileiras controlam o uso de mídias sociais. Não seja ingênuo. Evite posts que possam ter conflito com a empresa onde trabalha. Se você não diria algo para seu chefe, reflita se vale o risco de publicar nas redes sociais. Tenha em mente que o mundo inteiro pode ter acesso ao que escreve e que sua imagem está em jogo.

2 Assuntos Internos - Muito cuidado com a divulgação de questões internas da empresa. Às vezes uma informação banal para você, pode ser valiosa para a concorrência.

3 Uso de Banda da Internet - Seja educado, não use mais banda de internet do que você tem direito. Algumas empresas controlam a quantidade de banda disponível para cada usuário, mas são exceção. Se você quer ouvir rádio ou assistir vídeos em streaming, seja cuidadoso. Verifique se não está deixando todos os demais computadores lentos.


4 E-mail corporativo - O e-mail corporativo é para uso estritamente comercial. Nem pense em tratar seus assuntos pessoais nessas mensagens. Fofocas de trabalho ou reclamações em relação ao chefe podem colocar seu emprego em risco.

5 Foco - Evite acessar páginas cujos temas não estão vinculados à sua função. Ninguém é de ferro, mas seja sincero com você mesmo e tenha noção se está abusando.

6 Links Suspeitos - Não coloque o sistema de sua empresa em risco. Programas de compartilhamento de arquivos no trabalho, nem pensar. Nada de clicar em links chamativos, possivelmente maliciosos, ou abrir arquivos recebidos de desconhecidos por e-mails.

7 Diálogo - O diálogo é a melhor opção. As empresas brasileiras estão entre as que mais controlam o uso de meios digitais, por isso é provável que você se depare com proibições. Em vez de buscar alternativas para burlar a regra, considere discutir o assunto com seu chefe.

8 Boas Praticas - Evite falar mal da concorrência nos e-mails corporativos. Essa é uma prática considerada anti-ética.

9 Vocabulário - Cuidado com o vocabulário. Evite palavrões e gírias. Ainda, existe uma grande diferença entre escrever um e-mail com letra maiúscula e minúscula. Lembre-se que letras grandes dão a impressão que a pessoa está gritando, o que pode ser mal-educado.

10 Mensagens Instantâneas - Faça uso ponderado de sistemas de mensagem instantânea mesmo que internamente. Se outras pessoas percebem que você está o tempo todo teclando com o seu colega da frente, é provável que desconfiem de segredos ou conchavos. Evite chamar a atenção das pessoas quando elas estiverem no modo ocupado. 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...