terça-feira, 1 de abril de 2014

Helena participa do encerramento do Março Mulher da Força Sindical


Fonte/Foto: FEAAC
Dirigentes da FEAAC e dos SEAACs se reuniram com diversas dirigentes de outros sindicatos e trabalhadoras ligadas ao movimento sindical para celebrar o encerramento do Março Mulher. No evento, as dirigentes discutiram temas que estampam as bandeiras de lutas das mulheres trabalhadoras como a igualdade salarial, o empoderamento político da mulher e o respeito e cumprimento das leis de combate à violência. 

A solenidade ocorreu dia 31, no Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, e foi organizada pela Secretaria Nacional da Mulher da Força Sindical Nacional e Secretaria da Mulher da Força Sindical São Paulo. Centenas de dirigentes sindicais compareceram ao evento, dentre elas, secretárias da Mulher da Força Sindical de 24 dos 27 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. O presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Celso Luis de Sousa, fez as honras da casa como anfitrião, abrindo a solenidade de encerramento e agradecendo a presença de todas as participantes. Além disso, Sousa destacou a importância da força feminina dentro do movimento sindical.

A secretária da Mulher da Força Sindical São Paulo, dirigente da FEAAC e presidenta do SEAAC Americana, Helena Ribeiro da Silva, fez uma pequena retrospectiva dos diversos eventos voltados às mulheres trabalhadoras realizados no mês de março pelos sindicatos filiados à Força Sindical. “Desde o dia 1º de março estamos nesta caminhada, discutindo diversas pautas de interesse de nossas trabalhadoras como a igualdade salarial, o empoderamento das mulheres e a criação de creches”, pontuou Helena. “Estes debates são de extrema importância para que possamos lutar por melhores condições de trabalho porque, embora sejamos maioria no mercado de trabalho, ainda não nos foi transferido os benefícios desta conquista. Sempre digo: nunca deixe que nossas diferenças nós tornem desiguais”, finalizou.

Maria Auxiliadora dos Santos, secretária Nacional da Mulher da Força Sindical, também reforçou a luta pela igualdade salarial. “Temos que jogar peso neste Projeto de Lei, pressionando a votação. Nós não temos partido, nem cor, nem raça, nem classe social. Nossa luta é uma só: pela igualdade e pelo combate à violência”, exclamou Maria Auxiliadora.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, firmou o compromisso da Força na questão da luta pela igualdade e falou sobre a importância do trabalho nas bases sindicais. “Os sindicatos devem ser exemplo na questão da igualdade, incluindo mais mulheres em suas diretorias e apoiando as trabalhadoras, combatendo a discriminação que sabemos ainda existir. Temos que lutar e mostrar a importância da participação feminina dentro dos sindicatos. O presidente aproveitou o momento para iniciar uma moção de repúdio à pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na qual diz que a maioria da população brasileira acredita que “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Durante seu discurso, o presidente leu redação prévia da moção que foi aprovada com unanimidade pela plenária. “Temos que repudiar tal ato grosseiro e tedencioso aplicado nesta pesquisa. É uma forma de criminalização e desrespeito para com as mulheres.”

Além das dirigentes, representantes políticos também prestigiaram o evento voltado para as mulheres como a deputada federal Janete Pietá (PT-SP), que pontuou algumas questões que ainda estão paradas no Congresso aguardando votação, como o Projeto de Lei nº 6.653/2009, que visa a igualdade entre homens e mulheres. A deputada também chamou as mulheres para reforçar os protestos de mudança da realidade das trabalhadoras e alertou que estas mudanças devem se iniciar pela educação.

Participaram do encerramento a secretária de Assuntos da Mulher, Criança e do Adolescente da FEAAC e presidente do SEAAC de Campinas, Elizabete Prataviera, juntamente com sua delegação campinense; a diretora Social e de Formação Sindical e dirigente do SEAAC de Santos, Carmen Ianni, acompanhada pelas dirigentes do SEAAC santista; e a secretária da Mulher do SEAAC de Americana e Região, Antônia Vicente, juntamente com as dirigentes do SEAAC de Americana.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...