sexta-feira, 11 de abril de 2014

Dia D da vacinação contra gripe acontece no próximo dia 26 em Americana

De 22 de abril a 9 de maio acontece em todo o país a campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza, direcionada para gestantes, puérperas, idosos, profissionais de saúde e pacientes com doenças crônicas. A partir desse ano, também serão imunizadas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos com o objetivo de beneficiar tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela.

Em Americana, o Dia D da Campanha "Vacinação contra a gripe: você não pode faltar", promovida pelo Ministério da Saúde, acontecerá no dia 26 (sábado). A ação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), casas de longa permanência de idosos, supermercados e outros locais a serem definidos nos próximos dias pela Secretaria de Saúde.

Ao todo, 58.363 pessoas se enquadram no grupo de risco (público-alvo da campanha) no município e a meta do Ministério da Saúde é que 80% desse montante sejam imunizados, o que corresponde a 46.690 pessoas. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano.

"Todo ano fazemos um apelo para que a população faça adesão à campanha, procurando os serviços de saúde ou outros locais onde serão disponibilizadas as vacinas. Mobilizaremos toda a Rede de Atenção Básica para ampliar o acesso do público-alvo à vacina. E, assim como aconteceu com a vacinação contra o HPV, esperamos que essa campanha seja um sucesso em Americana", explicou o secretário de saúde, Fabrizio Bordon.

Os pacientes com doenças crônicas, como doenças respiratórias, neurológicas cardíacas, hepáticas e renais crônicas, diabetes, imunossupressão, obesidade, trissomias e pacientes transplantados devem levar ao posto de vacinação prescrição ou carta médica que as comprovem. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.


A prevenção da doença pode ser feita por meio de medidas simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Fonte: Portal Prefeitura Americana

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...