quinta-feira, 13 de março de 2014

Mulheres cuidando da Vida!

Helena Ribeiro da Silva
P/Força Sindical SP
Nos últimos anos as mulheres têm caminhado a passos largos rumo à igualdade com os homens, mas muitos passos ainda precisam ser vencidos. Ainda assim o quadro geral é positivo.

Enfrentando diversas discriminações e adaptações em relação aos “afazeres puramente femininos”, como cuidar de casa e da família, a mulher conseguiu superar suas dificuldades e ainda administrar seu tempo a favor de suas atividades, para que as questões familiares não entrem em conflito com questões profissionais e sociais.

Desse modo, as mulheres estão espalhando a sua feminina influência em todas as esferas da sociedade, mostrando que estão plugadas como um satélite, captando os sinais recebidos de múltiplos transmissores e processando todas as informações. Ao mesmo tempo em que está passando os apontamentos para a reunião de trabalho na qual vai entrar, está também ligada nas necessidades do marido, analisando a escola do filho, administrando o orçamento da casa.

As mulheres são capazes de pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, sem descuidar dos detalhes, porque tem um cérebro afinado para reagir ao macro e ao micro ao mesmo tempo, diferentemente dos homens. Esta diferença faz com que elas sejam muito mais aplicadas em todas as atividades e assuntos nos quais estão envolvidas.

E, neste momento, o assunto mais importante ao quais milhões de mulheres estão se dedicando é "cuidar da vida" para que ela seja mais justa e equilibrada entre os gêneros. Esta postura de cuidar da vida, da sua vida, da vida de sua família, da vida de sua comunidade é uma visão social macro que começa a ser realizada através de ações micros realizada por mulheres comuns, sem um rosto definido ou um nome conhecido que se entregam por inteiro em todas as demandas nas quais são exigidas: batalhar por trabalho, saúde, habitação, segurança, ampliando seu espaço de atuação, influência e poder a cada dia.

Mais do que nunca é oportuno lembrar que as conquistas de hoje foram contabilizadas com alto preço (lágrimas e sangue) e avaliadas como vitórias pela sua dimensão histórica. A valorização das mulheres na sociedade é apenas uma noção de direito, um ato de merecimento que lhes conferem direitos sociais, políticos e econômicos iguais aos dos homens e aos quais elas fazem jus, sem nenhuma dúvida!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...